Notas de interesse de 15 de junho de 2022 – Inflação aumenta risco de fome, brasileiros têm dificuldade de obter vistos mexicanos, Amorim crítica pedido de Bolsonaro a Biden e mais
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira
Fome – A inflação global de produtor básicos, agravada pela guerra da Ucrânia, ameaça deixar 14 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar na América Latina, quase 50% a mais que o número atual, segundo divulgou nesta terça-feira o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA) (UOL).
Visto mexicano – Milhares de brasileiros estão sem conseguir emitir vistos eletrônicos para viajar ao México desde 30 de maio, o que tem acarretado perdas de viagens, protestos na porta de consulados e na internet e mutirões para ajudar desconhecidos. O visto para entrar no país voltou a ser exigido em dezembro do ano passado, após pressão dos Estados Unidos, como forma de tentar reduzir o número de imigrantes brasileiros que buscam atravessar a fronteira terrestre com o México de forma irregular (Folha).
Brasil x Venezuela – Jamil Chade: O Brasil reduziu o tom de críticas públicas contra o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, num gesto que está sendo interpretado e criticado pela oposição venezuelana como resultado da aproximação entre o presidente Jair Bolsonaro e Vladimir Putin, um dos poucos aliados de Caracas (UOL).
EUA e eleições – Chico Alves: Para Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores dos governos Lula e Itamar Franco, o atual chanceler, Carlos França, deveria ser chamado ao Congresso para esclarecer o episódio, relatado pela agência de notícias americana Bloomberg, em que o presidente Jair Bolsonaro pediu ao colega norte-americano Joe Biden para intervir nas eleições do Brasil contra Luiz Inácio Lula da Silva (UOL).
Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional