Notas de interesse de 18 de maio de 2022 – Biden pressiona por Cúpula, pobreza aumenta no Brasil, busca por estabilidade no país e mais
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.
Cúpula das Américas – Preocupado com um possível esvaziamento da Cúpula das Américas, o presidente Joe Biden escalou um emissário para tentar convencer Jair Bolsonaro a participar da reunião de líderes do continente prevista para o início de junho, em Los Angeles. O escolhido foi o ex-senador Christopher Dodd, que tem reunião marcada com o líder brasileiro na sexta (20), segundo assessores do Planalto (Folha).
Estabilidade e política – Ex-CEO do Google e veterano do Vale do Silício, o empresário americano Eric Schmidt acredita que o Brasil precisa de mais estabilidade para evitar que mais presidentes do País vão parar na cadeia. A declaração foi feita nesta terça-feira, 17, durante o encerramento da conferência Brazil at Silicon Valley, na cidade californiana de Mountain View, nos Estados Unidos (Estadão).
Pobreza – Países pobres enfrentam uma catástrofe crescente alimentada pela inflação e pela dívida. A guerra da Rússia na Ucrânia está se combinando com um aperto global de crédito e uma desaceleração econômica na China para semear miséria em países de baixa e média renda. O Brasil, um grande exportador, é frequentemente retratado como beneficiário do aumento dos preços das commodities. Mas nas favelas das principais cidades do país, onde a pobreza molda a vida cotidiana, as pessoas estão focadas no custo explosivo do gás de cozinha (The New York Times).
Lula e o Mercado – Com as eleições presidenciais do Brasil se aproximando, Luiz Inácio Lula da Silva, o esquerdista que anteriormente cumpriu dois mandatos no cargo mais alto e está buscando outro, lançou uma ofensiva de charme para conquistar a comunidade empresarial do país. A medida segue uma série de promessas de campanha do ex-presidente que alarmaram líderes corporativos, incluindo uma promessa de abolir um teto constitucional para gastos públicos e sugestões de que um governo Lula interferiria nos preços dos combustíveis estabelecidos pela estatal Petrobras (The Financial Times).
Luta contra desigualdade – A rede de filantropia Open Society Foundation, do bilionário George Soros, nomeou a professora da USP Laura Carvalho como a primeira diretora de equidade da organização. Junto com uma equipe global, Carvalho vai liderar estratégias de inclusão de pessoas de diferentes origens, abordando áreas como serviço público, políticas de drogas e anticorrupção e direitos de refugiados (Folha).
Novela e soft power – Primeira novela brasileira exibida em Portugal, “Gabriela” estreou há 45 anos. O folhetim protagonizado por Sônia Braga, exibido originalmente pala TV Globo em 1975, rapidamente conquistou os portugueses e virou um grande fenômeno no país, que literalmente parava para assistir aos capítulos da trama. A popularidade da era tanta que, em várias ocasiões, a Assembleia da República chegou a adiar o horário dos trabalhos para que os deputados pudessem acompanhar a trama (Folha).
Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional