19 maio 2022

Notas de interesse de 19 de maio de 2022 – Preocupação com eleições brasileiras nos EUA, na ONU e na UE, Cúpula das Américas esvaziada e mais

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Elizabeth Bagley, indicada pelo presidente Joe Biden para ser embaixadora dos EUA no Brasil

EUA e eleições no Brasil – Elizabeth Bagley, indicada pelo presidente Joe Biden para ser a nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, disse que prevê dificuldades nas eleições no país, mas que as instituições brasileiras estão preparadas para resistir a pressões antidemocráticas. “Bolsonaro tem dito muitas coisas, mas o Brasil tem sido uma democracia, tem instituições democráticas, Judiciário e Legislativo independentes, liberdade de expressão”, respondeu Bagley ao ser questionada sobre o tema durante a sabatina à qual foi submetida no Senado americano (Folha).

EUA e eleições no Brasil 2 – A sabatina para confirmação de Bagley se converteu em espaço para que os senadores americanos expressassem preocupação com o que qualificaram como “retrocessos da democracia no Brasil”. Em diversas perguntas e comentários dirigidos à diplomata, os legisladores anteviram dificuldades para o pleito brasileiro de 2022, descreveram Bolsonaro como um líder que “tem tentado minar as eleições” e questionaram as medidas que a diplomata tomaria para assegurar a democracia (BBC News Brasil).

ONU e eleições no Brasil – O relator especial para a Independência de Juízes e Advogados da ONU, Diego Garcia, recebeu um documento em que 85 professores e juristas brasileiros alertam para “uma campanha sem precedentes de desconfiança e ameaças” contra cortes superiores no país. O texto afirma que a independência judicial no Brasil enfrenta desafios não vistos desde a redemocratização pós-ditadura militar (1964-1985) (Folha).

UE, Itamaraty e eleições – O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, disse, durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, da Câmara dos Deputados, hoje, que viu com “estranheza” a ideia da União Europeia de enviar observadores para acompanhar as eleições no Brasil. “Eu vi com certa estranheza, e inclusive foi objeto da minha nota [comunicado sobre a proposta], porque eu acho difícil que nós possamos ter como observador eleitoral no Brasil uma organização da qual nós não fazemos parte”, afirmou (UOL).

Cúpula das Américas – Governo Bolsonaro reclama de preparativos da Cúpula das Américas, organizada pelos EUA. Chanceler brasileiro afirma que EUA não apoiaram sugestões para o tratamento de temas apresentados pelo Brasil para Cúpula das Américas. Ele foi informado por colegas de outros países que evento poderá ser esvaziado (O Globo).

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter