25 maio 2022

Notas de interesse de 25 de maio de 2022 – Democracia na Cúpula das Américas, convite de Biden ao Brasil, oportunidades na crise e mais

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Democracia nas Américas – A Cúpula das Américas terá cinco assuntos prioritários, mas a defesa da democracia deverá ser o principal, disse Debbie Mucarsel-Powell, conselheira especial para o evento. Ela afirmou também que o encontro será usado para debater o combate à desinformação e estimular o avanço de tecnologias como o 5G (Folha).

O assessor especial dos Estados Unidos para a Cúpula das Américas, Chris Dodd, e Jair Bolsonaro (Agência Brasil)

Brasil na Cúpula – O presidente Jair Bolsonaro recebeu o assessor especial dos Estados Unidos para a Cúpula das Américas, Chris Dodd. O americano reforçou o convite ao chefe do Executivo brasileiro para que participe do encontro, no início de junho, e ainda afirmou que o presidente Joe Biden aceitaria ter uma reunião bilateral com Bolsonaro em data próxima ao evento. O Brasil deve dar uma resposta definitiva em dois a três dias (O Globo).

Crise e oportunidades – O clima no encontro anual do Fórum Econômico Mundial, com a Guerra na Ucrânia e a crescente inflação, é lúgubre. O ministro Paulo Guedes, porém, está otimista com a posição do Brasil na crise. O país, a seu ver, é pouco conectado à cadeia de suprimentos que sofre solavancos planeta afora e ainda tem vantagem por ser grande exportador de commodities, em meio aos riscos de insegurança alimentar e energética (Folha).

Brasil e UE – Embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, o espanhol Ignacio Ybáñez reconheceu incongruências na política imigratória europeia e fez análises sobre a política externa russa com a experiência de quem foi embaixador em Moscou quando integrava o corpo diplomático da Espanha. Assim como o fez no começo da guerra, Ybáñez também pede para o Brasil se somar às sanções contra a Rússia — segundo ele, o caminho mais rápido para restabelecer a normalidade internacional. Também afirma que o desmatamento impede o avanço do Acordo Comercial entre Mercosul e UE, critica a recente declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva equiparando os líderes de Rússia e Ucrânia e assegura a confiança europeia no sistema de votação eletrônica brasileiro (O Globo).

Saúde em atraso – À medida que o surto de varíola dos macacos avança pelo mundo, governos de alguns países começaram a oferecer vacinas para os cidadãos mais expostos. Outros estão correndo para avaliar as reservas de imunizantes e tratamentos. Segundo especialistas, o Brasil não tem doses armazenadas nem produção nacional, caso seja necessária uma estratégia de imunização (O Globo).

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter