05 maio 2022

Notas de interesse de 5 de maio de 2022 – Ambiente e acordo comercial, críticas a Lula, lição da ONU e mais

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Queimadas em período de estiagem no cerrado (Jose Cruz/Agência Brasil)

Ambiente – A embaixadora do Reino Unido diz que proteção ambiental não será um empecilho a acordo comercial. Melanie Hopkins afirma que os brasileiros querem avançar na agenda verde e diz que os países que ainda mantêm relações com a Rússia, como o Brasil, devem convencer Putin a parar com a guerra na Ucrânia (O Globo).

Lula e Ucrânia – Anatoliy Tkach, embaixador da Ucrânia no Brasil, disse que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está “mal informado” sobre a invasão da Rússia ao país do leste Europeu. Em entrevista à revista Time, Lula falou que o presidente ucraniano, Voldymyr Zelensky, “é tão responsável quanto Putin pela guerra na Ucrânia”. Tkach criticou uma suposta falta de informação da parte do petista e afirmou que solicitará uma audiência com o “estimado ex-presidente do Brasil” (UOL).

Lição da ONU – Hussein Kalout: A decisão do Comitê de Direito Humanos da ONU sobre o julgamento do ex-presidente Lula foi uma lição para o Brasil e, em particular, para o Poder Judiciário e para o Ministério Público. O teor das 35 páginas, subscritas por profissionais independentes e de elevada reputação internacional, pode até representar uma reparação de cunho moral; a decisão, contudo, está longe de reparar a indignação de quem se sente injustiçado (Folha).

Roadshow de concessões – O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, embarca na próxima semana para Nova York (EUA) para um road show com investidores estrangeiros. O objetivo é sinalizar que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve o programa de concessões, mesmo com as trocas no ministério e a proximidade do calendário eleitoral (Folha). https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2022/05/ministro-da-infraestrutura-faz-road-show-de-concessoes-em-nova-york.shtml

Pandemia – Brasileiros em Xangai relatam dificuldades após um mês de lockdown. Surto de Covid-19 deixou 490 mortos em pouco mais de duas semanas em polo financeiro da China. A variante ômicron, muito mais contagiosa, furou as rígidas barreiras que a China construiu contra a doença —a “Covid zero” dificultou a entrada no país, impôs testes em massa e chegou a zerar as contaminações. Agora, o regime dobra a aposta na medida, sob protestos da população, em um momento em que Xangai tornou-se o centro da crise no país (Folha).


Daniel Buarque é editor-executivo do portal Interesse Nacional. Pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como "Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities" (Palgrave Macmillan), "Brazil, um país do presente" (Alameda Editorial), "O Brazil é um país sério?" (Pioneira) e "o Brasil voltou?" (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter