08 junho 2022

Notas de interesse de 8 de junho de 2022 – Início da Cúpula das Américas, temas de encontro bilateral, protesto contra Bolsonaro em LA e mais

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Cúpula das Américas – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, usará a cerimônia de abertura oficial da Cúpula das Américas para divulgar novas parcerias econômicas com países do continente. Trata-se de uma tentativa de cumprir a ideia americana de usar o evento para se reaproximar dos vizinhos e reafirmar a liderança sobre a região, abalada após a gestão de Donald Trump —que, aliás, faltou à edição de 2018 da cúpula. Biden, porém, iniciará o encontro sob desconfiança: o desgaste com a decisão de não convidar líderes de Cuba, Nicarágua e Venezuela resultou em ausências simbólicas, incluindo a de dirigentes de países que são o principal alvo desse pacote (Folha).

Brasil e EUA – Bolsonaro e Biden devem discutir como lidar com a escassez de alimentos e com a inflação de combustíveis decorrentes em parte da Guerra na Ucrânia, planejar como otimizar cadeias produtivas no continente e garantir suprimento de minérios, comentar aspectos da democracia nos dois países e trocar informações sobre pautas de meio ambiente. A expectativa da diplomacia de ambos os países é que o clima da conversa seja amistoso, sem caneladas ou indiretas espinhosas (BBC News Brasil).

Ativistas fazem protesto nas ruas de Los Angeles, onde acontece a Cúpula das Américas (Foto: Divulgação)

Protesto na Cúpula – Ativistas brasileiros prepararam um “esquenta” para o presidente Jair Bolsonaro nas ruas de Los Angeles (EUA), cidade que nesta semana recebe a nona Cúpula das Américas. Um caminhão com três telas de LED circulou pelas ruas da cidade da Califórnia com mensagens como “Fuera, Bolsonaro”, “Don’t trust Bolsonaro” (não confie em Bolsonaro) e “Bolsonaro loves Trump” (Bolsonaro ama Trump). Todas vinham acompanhadas de imagens do presidente brasileiro (Folha).

Jornalista desaparecido – Embora o governo federal e as Forças Armadas tenham divulgado a mobilização de uma ampla estrutura para as buscas ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista inglês Dom Phillips, organizações que acompanham o caso apontaram omissão das autoridades e falta de uma força-tarefa dedicada à operação. O presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua vez, minimizou o episódio e classificou de “aventura” a viagem dos dois pelo oeste do estado do Amazonas. Phillips estava realizando uma cobertura jornalística e contava com o apoio de Pereira (Folha).

Inflação global – Uma nova e ameaçadora praga, filha daquelas que vinham se abatendo pelo mundo, ganha força como um furacão no horizonte global. É a inflação, fruto direto da pandemia e da guerra da Rússia na Ucrânia, que com preços que aumentam em nível inquietante em boa parte do mundo abre caminho para terríveis fantasmas (O Globo).


Daniel Buarque é editor-executivo do portal Interesse Nacional. Pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como "Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities" (Palgrave Macmillan), "Brazil, um país do presente" (Alameda Editorial), "O Brazil é um país sério?" (Pioneira) e "o Brasil voltou?" (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter