09 maio 2022

Notas de interesse de 9 de maio de 2022 – Investimento estrangeiro em baixa, imagem de Lula no exterior, senado negacionista e mais

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Investimento estrangeiro em baixa – Bolsonaro derruba investimento em infraestrutura e afugenta estrangeiros. Aporte privado não reage apesar de o ex-ministro Tarcísio de Freitas listar avanços. Bilhões em obras públicas ancoradas em emendas do relator na Câmara, sem nenhuma transparência ou racionalidade. Áreas técnicas de agências reguladoras ocupadas por indicações políticas do governo e de sua base de apoio, referendadas pelo Senado. Piora ininterrupta dos indicadores de degradação ambiental na Amazônia, com declarado apoio de ministros e do presidente. Essas são algumas das questões que passaram a ser citadas por investidores em reuniões em que avaliam a intenção de colocar dinheiro em projetos de longo prazo no Brasil (Folha).

Imagem de Lula – Nelson de Sá: O lançamento da pré-candidatura devolveu Lula às páginas iniciais de veículos de imprensa pelo mundo. A cobertura se concentrou em seu esforço de buscar o centro, com o vice Geraldo Alckmin. No Financial Times, com foto na home, “Lula mira eleitores centristas no lançamento da campanha de reeleição no Brasil”. No enunciado da agência Associated Press, por Washington Post e outros, “Lula corteja centristas no lançamento não oficial da campanha” (Folha).

Senado negacionista – Parlamentares passaram a atuar para impulsionar no Senado discussões de temas pseudocientíficos. Foram realizadas audiências para debater novamente o chamado kit Covid e a terapia de constelação familiar. Até um médium foi chamado para falar sobre o papel do Brasil na mediação de guerras (Folha).

Refúgio de guerra – Após fugirem da guerra, crianças ucranianas que vieram ao Brasil tentam recompor suas vidas. Vivendo em São José dos Campos, jovens refugiados enfrentam a solidão, aprendem português, experimentam pastel de feira e buscam retomar um mínimo da normalidade (Estadão).

Twitter e o Brasil – Após o anúncio da compra do Twitter por US$ 44 bilhões por Elon Musk, o presidente Jair Bolsonaro e apoiadores comemoraram. Semanas antes da aquisição, Musk afirmou que seria “muito cauteloso” em relação a banimentos permanentes e suspensões temporárias seriam mais eficazes. No entanto, para Raquel Recuero, diretora do Laboratório de Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais (Labmídia), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), se Musk resgatar contas banidas, o que poderia ocorrer até a eleição brasileira, a ação seria problemática caso se aplique para políticos e influenciadores que já foram banidos (Estadão).


Daniel Buarque é editor-executivo do portal Interesse Nacional. Pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como "Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities" (Palgrave Macmillan), "Brazil, um país do presente" (Alameda Editorial), "O Brazil é um país sério?" (Pioneira) e "o Brasil voltou?" (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter