04 abril 2022

Nova diplomacia ambiental e mais notas de interesse de 4 de abril de 2022

Uma seleção das principais notícias que interessam ao Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira Diplomacia ambiental – Decreto altera estrutura do Itamaraty e reforça preocupação com mudança do clima. Ato revê medidas tomadas por ex-chanceler Ernesto Araújo e transforma Departamento Cultural em Instituto Guimarães Rosa (O Globo). NFT e ambiente – Uma empresa […]

Uma seleção das principais notícias que interessam ao Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira

Diplomacia ambiental – Decreto altera estrutura do Itamaraty e reforça preocupação com mudança do clima. Ato revê medidas tomadas por ex-chanceler Ernesto Araújo e transforma Departamento Cultural em Instituto Guimarães Rosa (O Globo).

NFT e ambiente – Uma empresa brasileira que possui 410 quilômetros quadrados de floresta amazônica está oferecendo uma nova maneira de financiar a conservação: vendendo tokens não fungíveis que permitem aos compradores patrocinar a preservação de áreas específicas da selva (CNN).

Sanções – Apesar de pressão dos EUA e da UE, Brasil não vai aderir a sanções contra a Rússia. Fontes diplomáticas dizem que país não vai entrar na mesma lógica de guerra dos americanos e dos europeus (O Globo).

Brasil-EUA – O Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) firmou parceria com o Consulado dos EUA no Rio de Janeiro dentro do projeto America in the World, dedicado a aprofundar as relações bilaterais entre EUA e Brasil na administração de Joe Biden. Na estreia, haverá uma conferência em 13 de abril com a cônsul Jacqueline Ward e o embaixador Sergio Amaral (Folha).


Daniel Buarque é editor-executivo do portal Interesse Nacional. Pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como "Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities" (Palgrave Macmillan), "Brazil, um país do presente" (Alameda Editorial), "O Brazil é um país sério?" (Pioneira) e "o Brasil voltou?" (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter