29 julho 2025

O Consenso de São Paulo – Documento do Sul Global sobre direitos humanos é destaque no exterior

Em uma semana de baixa visibilidade do Brasil na imprensa internacional, acordo sobre direitos humanos com uma perspectiva do Sul Global ganha holofotes na mídia chinesa 

iii-Brasil – de 21 a 27/07/2025

Visibilidade: 39 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

54% Neutras

23% Negativas

23% Positivas

Após semanas de alta visibilidade internacional com as notícias sobre o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e o anúncio de tarifas motivadas politicamente pelo governo dos EUA, o Brasil teve pouco destaque na imprensa estrangeira no mês de julho. Nenhuma pauta dominou as atenções da mídia do exterior no período, e um dos principais destaques foi a cobertura sobre o “Consenso de São Paulo”, um documento com a visão do Sul Global sobre direitos humanos, que teve ampla cobertura na imprensa chinesa.

No total, foram registrados apenas 39 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (54%), e uma proporção igual de 23% de menções positivas e 23% de repercussão negativa. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

O Consenso de São Paulo, “defende a promoção integrada de todos os direitos – civis, políticos, econômicos, sociais e culturais – garantindo o gozo equitativo de todos os grupos sociais. A base para esse progresso? Um ambiente pacífico e estável e condições socioeconômicas robustas, exigindo a remoção de todos os obstáculos ao avanço dos direitos humanos”, diz uma das reportagens do China Daily sobre o evento que reuniu representantes de 20 países da América Latina, do Caribe e a China em São Paulo

“Este documento articula uma visão distinta e cooperativa para o avanço dos direitos humanos, firmemente enraizada nas perspectivas e prioridades do Sul Global”, diz.

O consenso argumenta que os direitos humanos possuem tanto universalidade quanto particularidade. “Afirma inequivocamente que o caminho dos direitos humanos de cada nação deve ser fundamentado em sua ‘história, cultura e estágio de desenvolvimento’ únicos. Isso não é uma rejeição de ideais universais, mas uma insistência poderosa de que modelos de proteção eficazes estão intrinsecamente ligados aos contextos nacionais”, diz o jornal chinês.

Além do destaque na China, notícias sobre a ação da Justiça sobre o ex-presidente também continuou chamando a atenção da imprensa estrangeira, mas com menos destaque do que nas semanas anteriores.

O jornal britânico The Guardian publicou uma reportagem sobre o congelamento dos bens do filho de Bolsonaro após as tarifas de Trump. “Eduardo Bolsonaro é suspeito de usar dinheiro para fazer lobby junto ao presidente dos EUA em nome de seu pai, Jair Bolsonaro, que pode ser preso por aparente desrespeito à proibição de uso de redes sociais”, diz.

O argentino Clarín trata do risco crescente de prisão do ex-presidente. “A pressão judicial contra o ex-presidente (2019-2022) está aumentando, e ele será julgado na mais alta corte por uma tentativa de golpe contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.”

O espanhol El País tratou do avanço das investigações sobre a tentativa de golpe. “Um ex-general e assessor de Bolsonaro confessa ter arquitetado um plano para assassinar Lula. A investigação conclui que o ex-presidente brasileiro tinha conhecimento do plano, que também incluía ataques contra o vice-presidente Alckmin e o juiz Alexandre de Moraes”, diz.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Tags:

Direitos Humanos 🞌

Cadastre-se para receber nossa Newsletter