12 abril 2022

Redução de taxas de importação, inflação, xenofobia e mais notas de interesse de 12 de abril de 2022

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira

Comércio Exterior – O governo brasileiro estuda uma nova redução nas taxas de importação cobradas pelo país sem ter o aval do Mercosul. A ideia é cortar em mais 10% as alíquotas do Imposto de Importação de grande parte dos produtos comercializados com países de fora do bloco (Estadão).

Inflação – A pressão nos preços dos alimentos vai continuar nos próximos anos, pois a dinâmica comercial mudou. As dificuldades impostas pela pandemia, aceleradas ainda mais pela guerra entre Ucrânia e Rússia, elevaram os preços dos alimentos para outro patamar. A alta nos preços dos alimentos se dá por um desarranjo no comércio mundial (Folha).

Reformas – Voltar atrás na adesão à OCDE não seria benéfico para o Brasil, diz presidente da Britcham. País terá de fazer a “lição de casa” em relação a temas como meio ambiente, reforma tributária e melhoria do ambiente de negócios. As afirmações são de Ana Paula Vitelli, presidente da Câmara Britânica de Comércio e Indústria desde 2020 (Folha).

Xenofobia – Denunciado por alunos da Universidade do Porto por afirmar, entre outras frases machistas e xenófobas, que as “brasileiras são mercadoria”, o professor Pedro Cosme Vieira, da Faculdade de Economia, teve sua demissão proposta pelo Senado da instituição. Casos de discriminação, xenofobia e racismo nas universidades e escolas de Portugal começam, lentamente, a dar resultados (O Globo).

Eleições vistas de fora – A autoridade eleitoral do Brasil pela primeira vez convidou representantes da União Europeia para observar as próximas eleições. O convite à UE visa “ampliar a transparência de seu sistema eleitoral e tornar possível a cooperação” (The Washington Post).

Mineração ilegal – A mineração ilegal de ouro aumentou em um valor recorde no ano passado na maior reserva indígena do Brasil, de acordo com um novo relatório que traz relatos arrepiantes de abusos de garimpeiros, incluindo extorsão sexual de mulheres e meninas (Al Jazeera).

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter