19 abril 2022

Relações com a Venezuela, pedido de fertilizantes, falta de chips e mais notas de interesse de 19 de abril de 2022

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira

Fronteira entre Brasil e Venezuela (Foto: Paolo Costa Baldi)

Venezuela e eleições – A relação com a Venezuela se tornou uma questão chave para as eleições presidenciais. Trata-se de um ponto que incômoda tanto Bolsonaro quanto o ex-presidente Lula. As pressões internas para que o Brasil inicie um processo de recomposição com o país vizinho vêm se intensificando, criando uma saia justa para o Palácio do Planalto. Já Lula tem sido cobrado por ser leniente com regimes autoritários de esquerda, sem condenar violações a direitos humanos em países ideologicamente próximos (O Globo).

Fertilizantes – O presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu à diretora-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio), Ngozi Okonjo-Iweala, que lidere uma iniciativa para que o Brasil continue a importar fertilizantes de países que estão sob sanções em decorrência da guerra na Ucrânia (Folha).

Suprimentos – Por falta de chips, problema que se arrasta globalmente desde o fim de 2020, a Volkswagen suspendeu toda a produção da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos os modelos Polo, Virtus, Nivus e Saveiro (Estadão).

Menos crescimento – O Banco Mundial reduziu a previsão de crescimento econômico global de 4,1% para 3,2% em 2022. O principal motivo para a queda é a guerra entre Rússia e Ucrânia no leste europeu (Poder360).

Orçamento – A captura do dinheiro público por emendas parlamentares no Brasil não encontra paralelo na comparação com outros países. Deputados e senadores brasileiros interferem até 20 vezes mais no Orçamento do que congressistas de nações integrantes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), grupo do qual o País quer fazer parte (Estadão).

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter