Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
27 agosto 2024

Senado celebra sucesso internacional da Embraer

Companhia é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo.

Sessão que celebrou os 55 anos da Embraer foi presidida por Randolfe Rodrigues, que a sugeriu (Foto:Geraldo Magela/Agência Senado)

O Senado celebrou nesta segunda-feira (26) os 55 anos de criação da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Fundada em 1969 no município de São José dos Campos (SP), a companhia é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo. A sessão especial foi sugerida e presidida pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).

“O Senado se reúne para celebrar uma odisseia de superação, inovação e excelência. Para celebrar o que a genialidade do brasileiro pode oferecer a o mundo. Uma empresa que tem centros de distribuição nos cinco continentes do globo. Uma semente plantada em solo brasileiro pelo sonho brasileiro de conquistar o ar”, afirmou o parlamentar.

O presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, destacou a participação da empresa no cenário internacional.

“Em cinco décadas, 9.000 aeronaves foram entregues para clientes em mais de 100 países. Em média, a cada dez segundos, um avião da Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros todos os anos. Isso tudo foi possível graças a uma visão estratégica de longo prazo do Estado brasileiro, sem a qual nosso setor não teria se consolidado e se tornado competitivo até hoje”, disse.

O tenente-brigadeiro-do-ar Maurício Augusto Silveira, diretor-geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), lembrou a atuação histórica do marechal-do-ar Casimiro Montenegro Filho. Na década de 1940, Montenegro defendeu a criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Centro Técnico de Aeronáutica, que deu origem ao DCTA. As duas instituições são consideradas embriões da Embraer.

“O marechal-do-ar Casimiro Montenegro Filho plantou a semente. Nós olhamos para essa figura e vimos, além de um pioneiro, um legítimo visionário. Há mais de 70 anos, Montenegro estabeleceu em São José dos Campos as bases para hoje termos o ITA, o DCTA e uma indústria do porte da Embraer. Essas bases foram fundadas em ensino e pesquisa”, salientou.

O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, representou o ministro e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, na sessão especial. Ele disse que a Embraer “exerce um papel absolutamente estratégico”.

“Um país que consegue ter uma empresa com a qualidade e a eficiência que a Embratel tem — sinônimo de qualidade — pode ter qualquer indústria. Os investimentos na Embraer e o reconhecimento público da sua qualidade são a defesa de uma política industrial de alto valor para o Brasil”, afirmou.

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Pereira também participou da homenagem. Para ele, a Embraer “é uma referência internacional em segurança e excelência”.

Este texto é uma republicação da Agência Senado sob licença Creative Commons (CC-BY-NC-ND). Veja mais no site da Agência: https://www12.senado.leg.br/noticias

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Tags:

Comércio Exterior 🞌 Economia 🞌 Indústria 🞌 Inovação 🞌

Cadastre-se para receber nossa Newsletter