Justificativa
A despeito de sua centralidade econômica e política, o Estado de São Paulo carecia de uma instituição dedicada à discussão da inserção Internacional do Brasil. Em particular, precisávamos discutir com profundidade e objetividade temas de política externa e de comércio exterior que afetam o ambiente de negócios e as empresas brasileiras, nos moldes do que fazem renomados think tanks internacionais, como a Chatham House (Reino Unido), o Council on Foreign Relations, o Center for Strategic and International Studies e o Aspen Institute (todos nos Estados Unidos) e o CARI—Conselho Argentino de Relações Internacionais.
Propósito
Em vista disso, foi constituído o IRICE—INSTITUTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS E COMÉRCIO EXTERIOR, com o propósito de aglutinar diferentes setores da sociedade de São Paulo para discutir os interesses do País e sua estratégia de inserção internacional. O IRICE tem um olhar para o futuro. Dentre seus objetivos, vem estruturando o debate nacional sobre a evolução das relações internacionais, de um lado, e sobre a inserção internacional do Brasil, de outro. Será uma referência no debate nacional da política externa brasileira e da agenda de reformas estruturais com vistas a preparar nossas empresas para os sobressaltos que nos chegam do exterior e para torná-las mais competitivas e realmente globais. No escopo de suas atividades, o Instituto aspira a disseminação de uma visão objetiva dos desafios e oportunidades enfrentados pelo país e pelas empresas estabelecidas em sua região mais dinâmica e globalizada. Privilegiará os aspectos voltados aos interesses empresariais, governamentais e da sociedade paulista, na justa medida do seu potencial e de suas necessidades.
O IRICE é um fórum privilegiado para a discussão de temas da agenda externa do Brasil. Recebe visitantes internacionais de passagem por São Paulo, e promove reuniões e encontros virtuais para discutir temas relevantes aos seus stakeholders.
Parcerias com organizações análogas e com organismos intergovernamentais para promover reuniões, seminários e estudos vêm sendo desenvolvidas pelo Instituto nas áreas de política externa brasileira; comércio exterior e negociações comerciais; competitividade, inovação e internacionalização de empresas; investimento e negócios transnacionais; energia, meio-ambiente e mudança climática; terrorismo, epidemias e crises migratórias; segurança internacional e defesa nacional.
O IRICE é um think tank independente. Iniciou suas atividades em abril de 2016 como uma entidade privada, sem fins lucrativos, independente e inteiramente desvinculada de partidos políticos e grupos de interesse, e voltado para discutir os interesses políticos e econômicos do Brasil com visão de futuro. Sua missão é fortalecer os valores democráticos e o livre comércio.
A organização é dirigida pelo seu fundador, Rubens Barbosa, e gerida por um Conselho Consultivo e uma Diretoria do qual fazem parte algumas das mais destacadas lideranças do mundo empresarial, político e cultural de São Paulo.
Sem Fins Lucrativos
Destina-se a ser uma entidade independente e totalmente desvinculada de partidos e grupos de interesse. O IRICE abstém-se de assumir posições oficiais em matéria de políticas e não se guia pelas preferências políticas ou ideológicas de seus interlocutores.
Inicialmente, o Conselho funcionou de forma virtual, oferecendo um espaço para a discussão de temas da agenda externa do Brasil. A direção do Conselho é do Embaixador Rubens Barbosa, tendo sido constituído, também, um Conselho Consultivo e uma Diretoria integrados por personalidades da sociedade civil que se interessem pela discussão de questões de política global e de comércio exterior.
O IRICE se propõe a receber visitantes de passagem por São Paulo, bem como promover encontros para discutir temas relevantes de política externa e de comércio exterior, de interesse direto dos agentes econômicos. O Instituto reúne pensadores e operadores de relações e negócios internacionais (corporações públicas e empresas privadas, associações empresariais, consultorias, universidades, imprensa, sociedade civil em geral).
O Instituto se soma ao grupo de instituições não acadêmicas que se dedica, sob diferentes formas e prioridades, ao acompanhamento de assuntos de relações internacionais e de política externa do Brasil – tais como o CEBRI, no Rio de Janeiro, e o GACINT, vinculado à USP, ou de comércio internacional, na linha do Centro de Comércio Internacional da FGV de São Paulo. Poderá, também, patrocinar Forças-Tarefa Independentes que poderão produzir relatórios com diagnósticos e recomendações de política sobre os principais temas da política externa. Com o mesmo intuito, poderá associar-se a instituições estrangeiras com objetivos semelhantes, como o Aspen Institute, para promover reuniões sobre política externa e comércio exterior ou outras a serem definidas de comum acordo. Nesses casos, o IRICE discutirá previamente as formas operacionais de colaboração e um programa de trabalho que possa beneficiar as entidades envolvidas.