Debate – A ausência do Estado na Amazônia no combate aos ilícitos e aos crimes transacionais
Centro de Defesa e Segurança Nacional (Cedesen) realizou um debate com o intuito de examinar a presença ou a ausência do Estado na Amazônia no momento em que os ilícitos se acentuam e o crime organizado ocupa crescente espaço em crimes transnacionais
Quais as dificuldades para o Estado desempenhar o papel que lhe cabe na defesa da soberania nacional na Região Amazônia? A fim de entender isso, o Centro de Defesa e Segurança Nacional (Cedesen) realizou um debate com o intuito de examinar a presença ou a ausência do Estado na Amazônia no momento em que os ilícitos se acentuam e o crime organizado ocupa crescente espaço em crimes transnacionais.
O encontro foi moderado pelo embaixador Rubens Barbosa, presidente do Cedesen, e contou com a participação do ex-ministro de Estado da Defesa e Presidente do Conselho Consultivo do CEDESEN Raul Jungmann, do fundador e Diretor Executivo do Instituto Escolhas Sergio Leitão, e da especialista sênior em políticas públicas do Observatório do Clima e ex-presidente do IBAMA, Sueli Araújo.
Assista ao debate completo abaixo
Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional