26 novembro 2022

A ironia de Voltaire nos protege do fanatismo

Voltaire mostra que um saudável distanciamento irônico é uma excelente profilaxia para enfrentar os problemas com espírito construtivo e não ser devorado pelas adversidades. A ironia pode servir como um escudo eficaz contra o fanatismo, pois ela espelha seus absurdos e atordoa seu enunciador, surpreendido por sua própria estupidez

Voltaire mostra que um saudável distanciamento irônico é uma excelente profilaxia para enfrentar os problemas com espírito construtivo e não ser devorado pelas adversidades. A ironia pode servir como um escudo eficaz contra o fanatismo, pois ela espelha seus absurdos e atordoa seu enunciador, surpreendido por sua própria estupidez

‘Voltaire’, de William Quiller Orchardson, que mostra uma disputa de Voltaire com o Duque de Rohan durante um jantar (National Galleries Scotland / Wikimedia Commons

Roberto R. Aramayo, Instituto de Filosofía (IFS-CSIC)

Seria magnífico se nos lembrássemos de Voltaire por suas muitas facetas. Mas há uma que tende a ofuscar o resto. Seu slogan de “esmagai a infame” recupera a validade assim que a barbárie piora. Concebido para denunciar os excessos do catolicismo de seu tempo, serve também para combater qualquer tipo de infâmia contra a humanidade em geral. Não surpreendentemente, o patriarca dos philosophes incorpora as vicissitudes da Era do Iluminismo como nenhum outro.

O uso da ironia por Voltaire é uma lição a ser lembrada. Em sua opinião, como aponta no artigo “Fanatismo” de seu Dicionário Filosófico: “O único remédio que existe para curar a doença epidêmica do fanatismo é o espírito filosófico.”

Somos nossos costumes

Voltaire nos lega uma vasta produção. Ele foi um dramaturgo de sucesso e tem até uma história que é considerada pioneira da ficção científica (Micromegas). Foi também cronista do seu tempo (poema sobre o desastre de Lisboa), escreveu contos (Cândido), poemas épicos (Henriade) e biografias (de Carlos XII da Suécia). Ele foi ensaísta (O Anti Maquiavel) e historiador (O Século de Luís XIV), e até produziu um Dicionário Filosófico por conta própria. Foi também um incansável correspondente, como o demonstra o seu longo epistolar.

‘Retrato de Voltaire’ por artista anônimo (Wikimedia Commons)

Além disso, legou-nos uma “filosofia da história” com o seu Ensaio sobre os Costumes e o Espírito das Nações, onde se comparam hábitos e tradições de culturas muito diversas para melhor avaliar as suas próprias em termos comparativos.

Para os pensadores iluministas, as leis só são efetivas quando cada um decide aceitá-las internamente, de forma autônoma, e gradativamente traduzi-las em suas ações cotidianas. Os grandes princípios morais são ineficazes quando não são adotados e adaptados por aqueles que devem respeitá-los. Em O Ignorante, o filósofo Voltaire diz:

“Desde Tales aos professores de nossas universidades e até aos raciocinadores mais quiméricos e até seus plagiadores, nenhum filósofo influenciou sequer os costumes da rua onde vivia. Por quê? Porque os homens regem sua conduta pelo costume e não pela metafísica.

Denúncias da barbárie

No entanto, o filósofo Voltaire nunca deixou de tentar mudar os costumes menos recomendáveis ​​para a paz social. Assim como Diderot com sua grande Enciclopédia, Voltaire também se propôs a mudar o modo comum de pensar com seu Dicionário filosófico portátil, seus epigramas e os panfletos onde são recolhidos os absurdos que povoam certos imaginários, dissolvendo-os com sarcasmo e mordacidade.

Voltaire provavelmente não hesitaria em recorrer aos novos meios de comunicação para neutralizar informações falsas tóxicas com o antídoto do humor sutil e espirituoso. A verdade é que não tem rival em nenhum duelo dialético. Sua pena é capaz de se impor pela redução ao absurdo, graças a frases engenhosas que são facilmente lembradas depois de ouvi-las. Ele sabe combater a demagogia com suas próprias armas, usando slogans muito simples e compreensíveis que dissolvem dogmas como cubos de açúcar por meio de sua ingenuidade indiscutível.

Voltaire dedicou seu Tratado sobre a Tolerância no caso Calas, no qual um protestante foi falsamente acusado de ter matado o próprio filho por mudar de religião e foi posteriormente condenado à morte por horríveis torturas.

O Tratado de Voltaire e o próprio autor tornaram-se uma espécie de hinos simbólicos que são invocados assim que a barbárie aparece. Assim, os exemplares disponíveis da obra nas livrarias francesas esgotaram-se rapidamente após o brutal ataque à revista satírica francesa Charlie Hebdo.

Filtrar os dados para discernir com critérios

As faces da barbárie são alimentadas com enganos, ignorância e desigualdades causadas pela injustiça social e pelo fanatismo. A melhor maneira de se vacinar contra isso é filtrar os dados para estabelecer seus próprios critérios.

Como Voltaire nos mostra com sua vida e sua obra, um saudável distanciamento irônico é uma excelente profilaxia para enfrentar os problemas com espírito construtivo e não ser devorado pelas adversidades. Aplicar o humor sempre alivia e nos permite enfrentar as dificuldades com mais disposição para resolvê-las. Há coisas que é melhor não levar a sério ou dar-lhes uma importância que não têm. A ironia, tão sabiamente usada por Voltaire, pode servir como um escudo eficaz contra o fanatismo. Ela pode espelhar seus absurdos e atordoar seu enunciador ao ser surpreendido por sua própria estupidez.

Em seu Dicionário Filosófico, Voltaire aponta que “a moral não consiste em superstição ou em cerimônias, nem tem nada a ver com dogmas”. O inimigo a vencer chama-se fanatismo, aquela convicção irracional que tenta impor-se, não com a força dos argumentos, mas apelando dogmaticamente às emoções. A intolerância pode ser tolerada? Aqui está a resposta de Voltaire:

“Os homens só cometem crimes quando perturbam a sociedade. Eles perturbam a sociedade assim que caem nas garras do fanatismo. Portanto, se os homens querem merecer a tolerância, devem começar por não serem fanáticos.” (Voltaire, Tratado sobre a Tolerância).


*Roberto R. Aramayo é professor de pesquisa IFS-CSIC (GI TcP Etica, Cine y Sociedad). Historiador das ideais morais e políticas no Instituto de Filosofía (IFS-CSIC)

Este texto é uma republicação do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original, em espanhol.


Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

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