Pedra de Roseta: um novo museu está reativando os apelos para devolver o artefato ao Egito
Inauguração de museu em Gizé faz com que o artefato, visto como símbolo do colonialismo, se torne alvo de disputas acadêmicas e diplomáticas. A pedra assume um novo significado no debate sobre a descolonização e do próprio Egito
Inauguração de museu em Gizé faz com que o artefato, visto como símbolo do colonialismo, se torne alvo de disputas acadêmicas e diplomáticas. A pedra assume um novo significado no debate sobre a descolonização e do próprio Egito
Claire Gilmour, University of Bristol
Com a primavera árabe de 2011, uma desaceleração do turismo e a devastação da pandemia de Covid-19, as probabilidades estão contra a abertura do Grande Museu Egípcio de Gizé, cujo trabalho começou em 2005 e deve ser concluído em 2023.
No entanto, abrigará mais de 100 mil artefatos e se tornará o maior complexo de museus arqueológicos do mundo. Certamente atrairá milhões de visitantes para ver a história mais completa do antigo Egito, contada pelos egípcios.
Os destaques incluirão a totalidade do tesouro de Tutancâmon, exibido juntos pela primeira vez. No entanto, por mais deslumbrante que seja, é improvável que distraia completamente do sempre presente debate sobre repatriação.
Na verdade, a inauguração do museu parece marcar uma virada no debate acadêmico sobre a devolução de seu artefato perdido mais óbvio – a Pedra de Roseta – ao Egito.
O argumento contra a repatriação
A Pedra de Roseta foi objeto de uma longa campanha de repatriação. Redescoberta em 1799 pela campanha militar francesa no Delta do Egito, após a derrota de Napoleão pelos britânicos, a pedra foi enviada para a Inglaterra em 1802. Desde então, está em exibição no Museu Britânico.
O Museu Britânico manteve uma resistência constante ao retorno da pedra ao Egito. A legislação, incluindo a Lei do Museu Britânico de 1963 (que impede o Museu Britânico de se desfazer de suas propriedades), cobre seu direito legal à pedra. Mas agora há uma pressão crescente para devolvê-la ao Egito como um gesto de boa vontade, reconhecimento da pedra como propriedade cultural do Egito e símbolo de um país que está cada vez mais reivindicando sua herança.
Alguns acadêmicos afirmam que a pedra deveria ficar em Londres. Lá, eles argumentam, mais visitantes a verão, e ocupa um lugar de destaque entre os artefatos que representam os esforços coletivos da humanidade. Eles também destacam que o Museu Britânico a manteve segura por dois séculos, e que sem os esforços britânicos e franceses, o significado da pedra permaneceria desconhecido.
Por muitos anos, um dos principais argumentos acadêmicos questionou a adequação do Museu Egípcio na Praça Tahrir, Cairo, como um lar para a Pedra de Roseta.
Em defesa do repatriamento
O argumento de que a pedra está mais segura do ponto de vista da conservação no Museu Britânico não tem mais o mesmo peso à luz do novo Grande Museu Egípcio, que agora abriga muitos objetos anteriormente na Praça Tahrir.
Ironicamente, a infraestrutura do Museu Britânico também precisa de atualização e reforma. Os próximos anos verão esse trabalho começar em uma revisão radical chamada, apropriadamente, de “Projeto Roseta”.
O Museu Britânico se posiciona como um repositório da cultura mundial, e certamente há um argumento a ser feito para uma rede de patrimônio cultural mais inclusiva. Pode-se argumentar que a Pedra de Roseta também faz parte da história britânica e francesa, devido ao sucesso da decifração de Thomas Young e Jean-François Champollion, mas, no final, pode se resumir a percepções.
Para alguns egípcios, a pedra é um símbolo do colonialismo, e a retenção dela pelo Museu Britânico sinaliza que o domínio ocidental da arqueologia egípcia ainda está presente. O Museu Britânico, compreensivelmente, não deseja abrir mão de seu objeto estrela, mas a pressão pode eventualmente tornar sua posição insustentável.
Como um dos museus de maior destaque do mundo, suas decisões estão no centro das atenções e qualquer mudança em sua posição sobre a Pedra de Roseta pode levar outras instituições a serem abordadas sobre a repatriação de coleções egípcias.
Este ano, mais de 2.500 arqueólogos assinaram uma petição para repatriar a pedra e, em 2021, uma pesquisa do YouGov sobre a questão mais ampla de devolver artefatos ao seu país de origem encontrou 62% a favor.
Implicações para o patrimônio mundial
O Museu Britânico declarou que não recebeu nenhum pedido formal para a devolução da Pedra de Roseta, mas como a Lei de 1963 impede sua devolução, o caminho mais lógico é o estabelecimento de uma parceria com o Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito.
A posição de George Osborne como presidente do Museu Britânico é que a força da coleção está na representação da humanidade comum, mas que o museu está disposto a entrar em um diálogo para garantir um resultado satisfatório para todas as partes.
No entanto, como a propriedade ainda será do Museu Britânico, os defensores do retorno da pedra podem achar que isso não é suficiente. Por outro lado, há uma preocupação com o potencial de regressão cultural se os museus começarem a dividir seus acervos, embora a probabilidade de ter que esvaziar as lojas seja pequena.
A Pedra de Roseta é um exemplo perfeito das biografias contínuas de objetos. Seu significado não se baseia mais apenas em seu papel na decifração de hieróglifos e nas relações dos séculos XVIII a XIX entre a Grã-Bretanha, a França e o Egito. Ela assumiu um novo significado e sua importância agora é como um símbolo do debate sobre a descolonização e do próprio Egito.
*Claire Gilmour é doutoranda em antropologia e arqueologia na University of Bristol.
Este texto é uma republicação do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original, em inglês.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional
Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)
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