Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
23 abril 2024

Caso de migrantes encontrados mortos na costa do Brasil chama a atenção internacional

Sem semana de baixa visibilidade no resto do mundo, a notícia de um barco encontrado no Pará com 25 corpos de pessoas que tentavam migrar – provavelmente para a Europa – foi uma das que mais chamou a atenção no mundo

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 15 a 21/4 de 2024

Visibilidade: 49 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

85% Neutras

12% Negativas

3% Positivas

A notícia de que um barco foi encontrado à deriva na cidade de Bragança, no litoral do Pará, com 25 pessoas mortas foi um dos principais destaques relacionados ao Brasil na imprensa internacional na semana encerrada no domingo (21). O caso envolve um grupo formado por imigrantes de países africanos, que podem ter morrido de fome. Apesar de dar visibilidade ao país, o caso não tem potencial de influenciar a imagem do Brasil.

No total, foram registrados na terceira semana de abril 40 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, um volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. A semana bateu o recorde de maior proporção dos textos com tom neutro, atingindo 85% da cobertura sobre o país. As menções negativas foram 12%, e as positivas apenas 3%. 

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior

“Pescadores brasileiros encontraram um pequeno barco com vários corpos em avançado estado de decomposição quando pescavam no litoral do Estado do Pará”, diz uma reportagem do jornal espanhol El País. “As autoridades lançaram uma extensa operação para resgatar os mortos, descobrir quem são e como morreram. A suspeita é que sejam estrangeiros, talvez imigrantes africanos ou haitianos que tentavam chegar ao Brasil de barco, porque não há notícias de desaparecimento de pescadores locais naquela região”, complementa.

Segundo uma reportagem do jornal português Público, “documentos e objetos encontrados junto dos corpos sugerem que as vítimas eram migrantes vindos da Mauritânia e do Mali”. “Apesar de as investigações ainda estarem em curso, as autoridades brasileiras acreditam que os migrantes partiram do continente africano com destino às ilhas Canárias (Espanha), numa tentativa de chegar à Europa. Terão depois sido arrastados pelas correntes do Atlântico e ficado à deriva a milhares de quilômetros da rota prevista, detalha a imprensa brasileira.”

Além do caso dos migrantes, a imprensa estrangeira também tratou da visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Colômbia, ainda que com poucas reportagens. 

“Gustavo Petro e Luiz Inácio Lula da Silva exibiram seus lados mais ambientalistas durante intensa visita oficial do presidente brasileiro à capital colombiana com o objetivo principal de inaugurar a feira do livro de Bogotá, a FILBo, na qual o Brasil é o país convidado de honra”, diz El País.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Leia mais artigos de Daniel Buarque

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to place brandinge dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Imagee Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America .

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter