Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
18 junho 2024

Cobertura da imprensa estrangeira sobre o Brasil foca em temas ambientais

Queimadas no Pantanal, mudanças climáticas e efeitos de longo prazo das enchentes no sul estão entre os principais temas abordados no exterior durante a semana

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 10 a 16/6 de 2024

Visibilidade: 43 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

70% Neutras

25% Negativas

5% Positivas

Reportagens sobre questões ambientais foram  o principal destaque da cobertura da imprensa estrangeira sobre o Brasil ao longo da última semana. Os jornais internacionais trataram especialmente de queimadas no Pantanal, de temas ligados à mudança climática e de impactos de longo prazo das enchentes no sul do país.

No total, foram registrados na terceira semana de junho 43 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do iii-Brasil. A maior parte dos textos sobre o país teve tom neutro, atingindo 70% da cobertura sobre o país. As menções negativas foram 25% e as positivas, apenas 5%. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

“Área queimada no pantanal em 2024 já é 54% maior do que em ano de destruição recorde”, diz uma reportagem publicada no jornal português Público. “A área ardida no pantanal nos primeiros seis meses deste ano tem mais de duas vezes o tamanho da cidade de São Paulo”, explica. “Cobras, macacos e jacarés incinerados com incêndios que devastam o Pantanal do Brasil”, detalha uma outra reportagem da publicação portuguesa.

Segundo o espanhol El País, “o Estado do Mato Grosso do Sul, no Brasil, vive os piores incêndios florestais desde 2020, que colocaram sob ameaça a maior zona húmida do mundo, o Pantanal. O número de incêndios nesta área multiplicou-se por 980% em relação ao mesmo período do ano passado”.

Com uma abordagem mais positiva, outro artigo da publicação de Madrid diz que “o Brasil mais seco aprende a conviver com a seca graças às cisternas de Lula. Governo instala dezenas de milhares de tanques de águas pluviais após a quebra dos anos Bolsonaro e reativa políticas contra a desertificação”.

Em contraposição às secas e queimadas, a imprensa estrangeira também aborda os efeitos de chuvas acima da média no país, com foco especialmente no sul do Brasil. “Cheias no Brasil: um ‘cenário de guerra’ com gente de olhos vazios, destruição e mortes”, diz o Público.

“As devastadoras enchentes do Brasil atingem mais duramente a ‘população negra da periferia’”, explica reportagem do jornal britânico The Guardian. “Embora os danos tenham afetado milhões, a população negra da região foi a mais afetada: pesquisas recentes mostraram que as áreas onde as águas das enchentes atingiram o pico mais alto, se espalharam mais e permaneceram por mais tempo foram aquelas com a maior proporção de moradores afro-brasileiros”.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter