03 dezembro 2024

Relatório da PF contra Bolsonaro encerra segundo mês de maior visibilidade internacional do Brasil

Com as notícias sobre os planos golpistas do ex-presidente, novembro chegou ao fim registrando um total de 452 menções ao Brasil nos veículos estrangeiros analisados, uma quantidade que só ficou abaixo de janeiro de 2023 por conta da tentativa de golpe e ataque aos Três Poderes em Brasília

iii-Brasil – de 25/11 a 1º/12 de 2024

Visibilidade: 56 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

50% Neutras

27% Negativas

23% Positivas

A publicação do relatório da Polícia Federal detalhando o envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro em um plano para dar um golpe de Estado e evitar deixar o poder após a derrota nas eleições de 2022 foi a principal notícia sobre o Brasil na imprensa internacional na última semana. 

No total, foram registrados na quarta semana completa de novembro 56 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (50%), 27% de textos negativos e 23% de menções positivas. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

Com as revelações sobre a tentativa de golpe, o mês de novembro se encerrou como o segundo de maior visibilidade do Brasil no exterior desde o início do levantamento do iii-Brasil. Nas semanas anteriores, as investigações já chamavam a atenção global, assim como a Cúpula do G20 e as visitas de líderes globais ao país (especialmente do chinês Xi Jinping).

No total, foram 452 menções ao país nos sete veículos monitorados. O único mês com um volume maior de notícias foi janeiro de 2023, com a cobertura da posse de Luiz Inácio Lula da Silva e dos ataques golpistas aos Três Poderes.

“O Brasil quase sofreu um golpe militar de extrema direita e o assassinato de um juiz do Supremo Tribunal Federal poucos dias antes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumir o poder em janeiro de 2023, segundo um relatório da Polícia Federal”, publicou o jornal britânico The Guardian.

“A acusação contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 36 pessoas marca um marco crítico na luta pela responsabilização no Brasil. Bolsonaro é acusado de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e participação em organização criminosa”, diz um artigo de opinião publicado pelo jornal espanhol El País.

“O ex-presidente teve ‘plena consciência’ e ‘participação ativa’ nos protestos de 2022, descritos como um ‘plano de golpe de Estado frustrado’ com a intenção de impedir a posse do seu sucessor e atual presidente”, diz o argentino Clarín.

Também, o Público aborda o ex-presidente como alvo de várias investigações judiciais, uma delas foi indiciado com a tentativa de golpe de Estado contra Lula.

O francês Le Monde indaga: “a notícia significará o fim de sua carreira política?” No final de um processo legal que promete ser perigoso, o antigo presidente de extrema-direita (2019-2023) poderá ser condenado a até vinte e oito anos de prisão. 

Uma notícia positiva sobre o Brasil refere-se ao novo passaporte com alta tecnologia detalhado no texto do jornal Público, cujo documento foi desenvolvido com normas de segurança mais avançadas mostrado às autoridades policiais e de fronteira de Portugal. O documento é temático e homenageia todas as regiões do Brasil por meio de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter