[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Carlos França: Diplomacia da inovação quer associar imagem do Brasil a avanço tecnológico e científico com sustentabilidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Em um artigo publicado na edição mais recente da revista Interesse Nacional, o ministro das Relações Exteriores apresenta parcerias que o Itamaraty mantém com diferentes atores do sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação

O ministro das Relações Exteriores Carlos Alberto Franco França (Foto: Gabriel Albuquerque/MRE)

A parceria formada pelo Itamaraty com diferentes atores do sistema brasileiro de ciência, tecnologia e inovação é um marco do que é conhecido como diplomacia da inovação, explica o chanceler Carlos Alberto Franco França em artigo publicado neste mês na edição 58 da revista Interesse Nacional.

Clique aqui para ler o artigo completo na revista Interesse Nacional

“Um dos principais objetivos da Diplomacia da Inovação é fazer que, quando se pense em nosso país, mais e mais pessoas o associem à inovação ambientalmente sustentável, a um novo polo de tecnologia de ponta no mundo em desenvolvimento, ao avanço científico em tempos de transição energética global”, diz França no texto.

O ministro diz que essa é uma prioridade do Ministério das Relações Exteriores nos dias de hoje e apresenta exemplos de iniciativas que contemplam temas na fronteira entre tecnologia e geopolítica. Alguns desses exemplos são os seminários organizados para debater a associação do Brasil à Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN) e para discutir a atual crise dos semicondutores.

França explica ainda que o Itamaraty tem, desde 1968, uma unidade específica para tratar de temas de ciência e tecnologia com interlocutores estrangeiros, e que “a diplomacia brasileira adapta-se e transforma-se de modo a contribuir para tornar nosso país, reconhecidamente, um hub de inovação regional e mundial”.

“As diversas ações da Diplomacia da Inovação executadas pelo Itamaraty têm denominador comum: pragmatismo e foco em melhorar a vida dos brasileiros. São iniciativas que procuram aumentar a competitividade da economia brasileira por meio do desenvolvimento tecnológico.”

Leia o artigo completo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares