[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

Editorial: As tensões globais e a mobilização em defesa da democracia no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Endurecimento da posição da China em relação a Taiwan e agravamento da crise política interna nos EUA com a ação de busca e apreensão na casa de Trump mostram cenário internacional conturbado; enquanto manifestações públicas da sociedade civil brasileira revelam a luta para desarmar ações que ponham em risco a estabilidade política do país

Manifestação em defesa da democracia , em São Paulo (Mariana Barbosa)

Por Rubens Barbosa*

As tensões no cenário internacional e a mobilização da sociedade em defesa da democracia, do Estado de Direito e do sistema eleitoral brasileiro foram elementos marcantes na semana.

O endurecimento da posição da China em relação a Taiwan ficou evidenciado em especial pela extensão dos exercícios militares em torno da ilha depois de domingo, data prevista para terminar, encerrando-se na quarta-feira. Ao lado dessa manifestação de força, a China declarou como seu o domínio total do Estreito de Taiwan, até aqui dividido por uma linha mediana entre a ilha e o continente. O cancelamento de diálogos militares e estratégicos com os EUA e o adiamento de encontros de coordenação em outras áreas, inclusive de meio ambiente são também indicadores da tensão entre a China e os EUA.

O agravamento da crise política interna nos EUA com a ação de busca e apreensão levada a efeito pelo FBI na casa da Florida do ex-presidente Donald Trump adiciona mais um elemento de incerteza para a presidência de Joe Biden com repercussões imprevisíveis, caso os republicanos consigam controlar o Congresso como resultado das eleições de novembro próximo.

Internamente, a semana foi dominada pelas manifestações públicas da sociedade civil em defesa da democracia. Demonstrações em várias capitais, em especial a que ocorreu em São Paulo, na Faculdade do Largo de São Francisco, mobilizaram importantes apoios e pessoas. Se foram suficientes para desarmar os espíritos e tornar mais difíceis ações que ponham em risco a estabilidade política do país, veremos nas próximas semanas.

Algumas matérias importantes foram divulgadas e analisada pelo Portal Interesse Nacional.

A série de artigos sobre a imigração brasileira no exterior teve continuidade com as questões relacionadas com a presença de nossos compatriotas em Londres. Foram também tratadas as oportunidades para o Brasil na África e o Brasil e suas circunstâncias geográficas e políticas. A visão de fora sobre a influência das milícias armadas na Amazônia mostrou em dos aspectos graves dos ilícitos que estão ocorrendo naquela região. O lançamento do livro Diplomacia Ambiental com ampla análise sobre o grau de cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil em 15 acordos de meio ambiente e mudança de clima mereceu referência no inicio da semana junto com ampla divulgação no Valor e na mídia social. Finalmente, o relatório semanal sobre a projeção do Brasil na imprensa internacional mostrou o aumento da preocupação com a crescente tensão política no país e ganhou repercussão com sua publicação pela Folha de São Paulo.


*Rubens Barbosa foi embaixador do Brasil em Londres, é diplomata, presidente do Instituto Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice) e coordenador editorial da Interesse Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares