[stock-market-ticker symbols="AAPL;MSFT;GOOG;HPQ;^SPX;^DJI;LSE:BAG" stockExchange="NYSENasdaq" width="100%" palette="financial-light"]

in news

iii-Brasil: O carnaval, a ‘volta’ do país ao mundo e a refundação da sua ‘marca’

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Em semana de baixa visibilidade internacional, imprensa estrangeira destaca o carnaval e publica reportagem e artigos sobre como o governo Lula está atuando para valorizar a imagem do Brasil e recolocar o país na política global

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 13 a 19/2 de 2023

Visibilidade: 37 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

52% Neutras

24% Negativas

24% Positivas

A semana que se encerrou no domingo de carnaval registrou uma das menores visibilidades do Brasil na imprensa internacional e foi marcada pelo início da cobertura da festa e por discussões a respeito da “marca” do país e pelo lugar ocupado por ele no mundo.

No total, foram registrados na última semana de janeiro 37 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, trata-se de um dos volumes mais baixos coletados desde o início do levantamento do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), em abril de 2022. A maior proporção dos textos teve tom neutro (52%), o volume de menções positivas foi de 24% da cobertura, mesmo percentual dos textos com tom negativo.

O carnaval ganhou destaque na cobertura de veículos como o espanhol El País, que publicou uma série de reportagens sobre o funcionamento da escola de samba e descrições sobre os desfiles na avenida. O português Público também registrou o início das festas pelo Brasil. 

Até o fim da coleta desta semana, entretanto, não havia ainda registro de notícias sobre carnaval em importantes jornais estrangeiros como o New York Times, o Guardian e o Monde. Isso provavelmente se justifica pelo principal enfoque da imprensa estrangeira ser o carnaval do Rio de Janeiro, cujos desfiles ocorrem apenas a partir do mesmo domingo que concluiu a semana analisada aqui.

Além do carnaval, a semana foi marcada por dois textos importantes sobre a imagem internacional do país no jornal argentino Clarín. Segundo uma das reportagens, o Brasil relançou sua marca-país com o objetivo de se reposicionar internacionalmente e de reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade. “Durante o anúncio feito em Brasília, eles explicaram que a Marca Brasil inclui em seu design curvas e cores que refletem a diversidade cultural e natural do país”. 

O mesmo jornal também publicou um artigo escrito pelo chanceler brasileiro sobre o que chama de “volta” do país ao cenário global. “As primeiras visitas presidenciais, a Buenos Aires, Montevidéu e Washington, abrem caminho para o tão esperado retorno do Brasil à região e ao mundo”, diz.

Segundo Vieira, esse intenso esforço inicial teve como objetivo reconstruir pontes danificadas pelo governo anterior, começando pela prioridade para os países vizinhos e para os demais países latino-americanos, depois para o continente africano e para protagonistas como Estados Unidos, China e Europa União. “Foi-se o tempo das provocações infantis aos nossos parceiros mais importantes, como aconteceu com a Argentina em mais de uma ocasião”, diz.

“A boa tradição da política externa brasileira está de volta, e a comunidade internacional já reconhece as mudanças de rumo determinadas, afinal, pelo povo brasileiro nas urnas.”

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 73 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento das últimas 45 semanas, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 35% de menções com tom negativo e 16% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária,  e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

newsletter

Receba as últimas atualizações

Inscreva-se em nossa newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novas atualizações.

Última edição

Categorias

Estamos nas Redes

Populares