Sinal verde para o Brasil – Como a diplomacia ambiental pode impulsionar o prestígio do país

Daniel Buarque 23 maio 2024

Pesquisa indica que a política ambiental do Brasil, e especialmente a proteção da Floresta Amazônica, é um ponto fundamental da forma como o país é visto no exterior, com grande influência sobre a sua imagem internacional e o seu nível de prestígio na política global

‘Uma marca para chamar de nossa?’ – América Latina e Caribe unidos para comunicação mundial

A nova marca reforça a voz latino-americana e caribenha no cenário internacional, sendo um dos primeiros passos estratégicos para uma união econômica, geopolítica e sociocultural para projeção mundial com comunicação fortalecedora e integradora.

‘Desastre climático’ no Brasil é visto no exterior como alerta para o mundo

iii-Brasil 21 maio 2024

Tragédia no Rio Grande do Sul completa a terceira semana de cobertura intensa na imprensa estrangeira. Artigos e reportagens apontam para o caso brasileiro como exemplo da destruição causada pelo aquecimento global

Tragédia no sul do Brasil amplia a visibilidade do país no exterior

iii-Brasil 07 maio 2024

Inundações causadas por fortes chuvas foram tema de quase metade das menções ao país na imprensa internacional, com cobertura que variou entre o factual de tom neutro e as críticas a problemas do país e a ações que levam à  mudança climática

Brasil superestima sua própria relevância na política global

Daniel Buarque 11 abril 2024

O status internacional do país a partir da perspectiva das grandes potências é analisado em entrevista ao canal Um Brasil. Livro aborda a argumento de que o país não alcançou o reconhecimento que gostaria de ter nas grandes questões internacionais

‘O cara’ voltou? A simbiose entre a imagem de Lula e o prestígio global do país

Daniel Buarque 04 abril 2024

Enquanto promovia no mundo a ideia de que o Brasil voltava a marcar presença na política internacional, Lula também projetou sua própria reputação no mundo. Artigo resume capítulo do livro ‘O Brasil voltou?’

Como Dilma, Temer e Bolsonaro fizeram o Brasil abrir mão do papel de líder regional

Daniel Buarque 21 março 2024

Depois de trabalhar para construir uma liderança na América do Sul durante os governos de FHC e Lula, o Brasil desistiu de guiar e representar os vizinhos. Pesquisa aponta que crise econômica e cenário global pesaram, mas que escolhas dos presidentes foram determinantes para mudança

Uma marca nacional de valor estratégico: Recursos e ativos do Brasil

O ‘place branding’ efetivo vai além de símbolos, eventos e campanhas – requer engajamento dos cidadãos, governança estratégica e investimentos públicos para solidificar o posicionamento global do Brasil e garantir um futuro próspero para a nação e para seu povo

Soft power do Brasil depende da percepção sobre ambiente de negócios do país

Daniel Buarque 14 março 2024

Pesquisa sobre a imagem do país revela que ele é o 31º com maior prestígio no mundo, e continua sendo mais admirado em quesitos ‘leves’, como cultura e sociedade, do que em temas mais sérios, como política e finanças. Estudos mostram que a forma como a economia do país é vista pode determinar o nível de prestígio dele no mundo

Percepção de inconsistência da política externa brasileira é anterior a governo Lula

Daniel Buarque 07 março 2024

Artigo publicado pela Economist apontou avanços na ‘volta’ do país ao contexto global, mas indicou que inconsistências do presidente ameaçam o prestígio brasileiro. Estudo sobre status internacional do Brasil mostra que essa visão de um país sem uma estratégia global clara é antiga e se aplica historicamente à busca por reconhecimento internacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter