iii-Brasil: ‘Semana sangrenta’ afeta negativamente a imagem do Brasil no mundo
Agosto começou com a exposição internacional da violência policial, com ações de forças de segurança em diferentes estados e com dezenas de mortos. Casos expõem um reputação problemática do país e podem influenciar a forma como ele é visto no exterior
Agosto começou com a exposição internacional da violência policial, com ações de forças de segurança em diferentes estados e com dezenas de mortos. Casos expõem um reputação problemática do país e podem influenciar a forma como ele é visto no exterior
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 31/7 a 6/8 de 2023
Visibilidade: 47 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
45% Neutras
38% Negativas
17% Positivas
Uma ‘semana sangrenta’ com uma série de ações policiais em diferentes estados e dezenas de mortos marcou negativamente a imagem internacional do Brasil no início de agosto. Jornais estrangeiros publicaram várias notícias sobre a violência de forças de segurança pelo país, expondo uma reputação que pode influenciar na construção da percepção do Brasil no mundo.
No total, foram registrados na primeira semana de agosto 47 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro, atingindo 45% da cobertura sobre o país. As reportagens de tom negativo chegaram a 38%, mais do que o dobro das menções positivas, que foram apenas 17%.
“Pelo menos 45 pessoas foram mortas em uma série de operações policiais em três estados brasileiros, em uma semana particularmente sangrenta até mesmo para o Brasil – um país notório por sua violência policial”, diz uma reportagem do jornal britânico The Guardian. O jornal publicou ainda uma outra reportagem só sobre o caso de Guarujá, apontando que uma ação de vingança pela polícia matou várias pessoas.
O francês Le Monde também publicou reportagem sobre a onda de ações violentas, e destacou que as populações atingidas protestaram pedindo que a polícia pare de matar.
O assunto também foi destaque no argentino Clarín, que diz que “as operações policiais, comuns nos bairros populares do Brasil, se multiplicaram na última semana, comandadas pela Polícia Militar que depende dos governos estaduais”.
Ainda sobre a onda de violência, o português Público relata que a “ação da Polícia Militar é uma resposta à morte a tiro de um agente. Governador de São Paulo defende operação. Defensores dos direitos humanos falam em chacina por vingança”.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 66 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 32% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional