20 maio 2022

Notas de interesse de 20 de maio de 2022 – Bolsonaro encontra Musk, Amazônia afeta o clima, economia cresce menos e outras

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.

Bolsonaro encontra Musk – O presidente Jair Bolsonaro se encontra hoje com o bilionário americano Elon Musk. Admirador do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, Musk é dono da Tesla e negocia uma operação para comprar o Twitter. Em janeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu aval ao pedido da Starlink, empresa de Musk, para operar satélites de órbita baixa no Brasil (Estadão).

Brasil e Timor Leste – O atual embaixador do Timor Leste em Brasília, Olímpio Miranda Branco, enxerga no Brasil um potencial parceiro para ajudar a solucionar o principal entrave da economia timorense: a falta de diversificação. A maior parte das finanças do país vem do petróleo, e o desejo é investir na produção de bens de primeira necessidade, para aproveitar o potencial agrícola (Folha).

Amazônia e clima – Em uma redução “sem precedentes”, as geleiras dos Andes tropicais encolheram quase pela metade em um período de 30 anos, uma redução que pode ser atribuída às mudanças climáticas e a fatores não climáticos como o aumento das queimadas florestais nos últimos anos na Amazônia (O Globo).

Crescimento menor – A Organização das Nações Unidas (ONU) reduziu sua previsão de crescimento econômico global em 2022 de 4% para 3,1%. “As perspectivas de crescimento global enfraqueceram significativamente em meio à guerra na Ucrânia, aumento de preços de energia, alimentos e commodities, inflação em alta e aperto da política monetária pelos principais bancos centrais”, destacou a Organização, em comunicado (CNN Brasil).

Brasileiro na Ucrânia – Brasileiro ajuda na retirada de civis ucranianos de siderúrgica em cidade sob cerco russo. Saviano Abreu, que trabalha para a ONU, ajudou nas três operações de resgate em Mariupol (Estadão).


Daniel Buarque é editor-executivo do portal Interesse Nacional. Pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como "Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities" (Palgrave Macmillan), "Brazil, um país do presente" (Alameda Editorial), "O Brazil é um país sério?" (Pioneira) e "o Brasil voltou?" (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter