Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
13 agosto 2024

Acidente aéreo aumenta visibilidade internacional do Brasil

Caso foi tema de quase metade das citações ao país na semana; imprensa estrangeira também continua dando atenção ao papel do governo brasileiro na crise venezuelana e destacou vitórias brasileiras nos Jogos de Paris

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 5 a 11/8 de 2024

Visibilidade: 67 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

76% Neutras

9% Negativas

15% Positivas

O acidente aéreo que deixou 62 mortos no interior de São Paulo foi a principal notícia relacionada ao Brasil na imprensa internacional ao longo da última semana. O caso teve destaque em todos os jornais analisados, sempre com tom factual e neutro, aparentemente sem efeitos diretos sobre a imagem do país no exterior.

No total, foram registrados na semana de transição entre julho e agosto 67 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume acima da média semanal do iii-Brasil, e maior visibilidade desde a tragédia no sul do país no início de maio. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (76%), 15% de textos positivos e apenas 9% de menções negativas.

Entenda como funciona o iii-Brasil

Quase metade das reportagens com menções ao Brasil na última semana tratavam do acidente aéreo no interior de São Paulo. Os jornais estrangeiros deram bastante destaque à notícia, com publicação de vídeos que mostram a aeronave em queda, informações sobre as vítimas e acompanhamento das primeiras informações sobre a investigação e possíveis causas da tragédia. 

“Um avião de passageiros caiu no interior do estado brasileiro de São Paulo na sexta-feira, matando todos a bordo (…) O avião da companhia aérea regional brasileira viajava da cidade de Cascavel, no estado do Paraná, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo”, relata o China Daily.

No espanhol El País, “vizinhos da cidade de Vinhedo relatam pânico e desamparo após acidente de avião com 62 pessoas a bordo, nenhuma das quais sobreviveu (…) Testemunha da tragédia aérea no Brasil: ‘Olhei para o céu e vi o avião. Ele estava despencando, girando.’”

Além do acidente, o Brasil também continua tendo destaque internacional por questões diplomáticas, especialmente com a crise na Venezuela e o rompimento com a Nicarágua.

No diário de Madrid, “Lula se veste de estadista novamente para enfrentar a crise venezuelana. O presidente brasileiro lidera a principal iniciativa diplomática para que Maduro entregue a ata e busque a partir daí uma solução negociada”, diz.

Segundo o argentino Clarín, “o principal assessor do presidente brasileiro para questões internacionais, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, criticou a ausência da ata que confirmava a suposta vitória eleitoral de Nicolás Maduro e evitou endossar que o sistema de justiça venezuelano resolva esta disputa como pretende a liderança chavista. São dados que indicariam um posicionamento mais distante do governo Lula da Silva à medida que a crise se aprofunda uma semana após as eleições e sem a exibição desses documentos-chave, que os dissidentes têm distribuído pelo mundo.”

O país também apareceu na mídia estrangeira com cobertura positiva relacionada a esportes por conta dos Jogos Olímpicos de Paris. O principal destaque foi a ginasta Rebeca Andrade, que foi tema de uma reportagem em vídeo do New Tork Times

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter