Acidente aéreo aumenta visibilidade internacional do Brasil
Caso foi tema de quase metade das citações ao país na semana; imprensa estrangeira também continua dando atenção ao papel do governo brasileiro na crise venezuelana e destacou vitórias brasileiras nos Jogos de Paris
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 5 a 11/8 de 2024
Visibilidade: 67 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
76% Neutras
9% Negativas
15% Positivas
O acidente aéreo que deixou 62 mortos no interior de São Paulo foi a principal notícia relacionada ao Brasil na imprensa internacional ao longo da última semana. O caso teve destaque em todos os jornais analisados, sempre com tom factual e neutro, aparentemente sem efeitos diretos sobre a imagem do país no exterior.
No total, foram registrados na semana de transição entre julho e agosto 67 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume acima da média semanal do iii-Brasil, e maior visibilidade desde a tragédia no sul do país no início de maio. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (76%), 15% de textos positivos e apenas 9% de menções negativas.
Entenda como funciona o iii-Brasil
Quase metade das reportagens com menções ao Brasil na última semana tratavam do acidente aéreo no interior de São Paulo. Os jornais estrangeiros deram bastante destaque à notícia, com publicação de vídeos que mostram a aeronave em queda, informações sobre as vítimas e acompanhamento das primeiras informações sobre a investigação e possíveis causas da tragédia.
“Um avião de passageiros caiu no interior do estado brasileiro de São Paulo na sexta-feira, matando todos a bordo (…) O avião da companhia aérea regional brasileira viajava da cidade de Cascavel, no estado do Paraná, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo”, relata o China Daily.
No espanhol El País, “vizinhos da cidade de Vinhedo relatam pânico e desamparo após acidente de avião com 62 pessoas a bordo, nenhuma das quais sobreviveu (…) Testemunha da tragédia aérea no Brasil: ‘Olhei para o céu e vi o avião. Ele estava despencando, girando.’”
Além do acidente, o Brasil também continua tendo destaque internacional por questões diplomáticas, especialmente com a crise na Venezuela e o rompimento com a Nicarágua.
No diário de Madrid, “Lula se veste de estadista novamente para enfrentar a crise venezuelana. O presidente brasileiro lidera a principal iniciativa diplomática para que Maduro entregue a ata e busque a partir daí uma solução negociada”, diz.
Segundo o argentino Clarín, “o principal assessor do presidente brasileiro para questões internacionais, o ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim, criticou a ausência da ata que confirmava a suposta vitória eleitoral de Nicolás Maduro e evitou endossar que o sistema de justiça venezuelano resolva esta disputa como pretende a liderança chavista. São dados que indicariam um posicionamento mais distante do governo Lula da Silva à medida que a crise se aprofunda uma semana após as eleições e sem a exibição desses documentos-chave, que os dissidentes têm distribuído pelo mundo.”
O país também apareceu na mídia estrangeira com cobertura positiva relacionada a esportes por conta dos Jogos Olímpicos de Paris. O principal destaque foi a ginasta Rebeca Andrade, que foi tema de uma reportagem em vídeo do New Tork Times.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional