Acordo Mercosul-UE favorece reputação do Brasil, mas violência policial afeta imagem do país
Reportagens sobre a finalização do acordo comercial entre os países da América do Sul e da Europa projetaram positivamente o país no exterior. Por outro lado, notícias sobre aumento de casos de crimes de agentes de segurança, especialmente em São Paulo, têm potencial de ampliar percepção negativa
iii-Brasil – de 2 a 8/12 de 2024
Visibilidade: 55 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
47% Neutras
22% Negativas
31% Positivas
Duas notícias importantes e sobre temas totalmente diferentes tiveram destaque global e ajudaram a projetar contrastes relacionados à imagem internacional do Brasil no início de dezembro. Por um lado, a assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia teve destaque no exterior, mostrando um avanço da economia e da capacidade de negociação do país. Por outro, relatos sobre violência policial, especialmente em São Paulo voltaram a expor ao mundo um retrato de truculência e impunidade, com impacto negativo sobre a reputação nacional.
No total, foram registrados na primeira semana completa de dezembro 55 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (47%), 22% de textos negativos e 31% de menções positivas.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“Após anos de negociação, a União Europeia e os países que compõem o Mercosul fecharam um acordo político para criar a maior área de livre comércio do mundo, que afeta mais de 700 milhões de pessoas e significará a eliminação de mais de 90% de tarifas sobre as exportações de bens entre os 27 e Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai (a Bolívia aderiu à aliança este ano)”, diz um editorial bem favorável publicado pelo jornal El País.
“Com este acordo, ambos os blocos enviam uma mensagem poderosa em tempos de protecionismo e ameaças de guerra comercial, depois de corrigirem os pontos de fricção que impossibilitaram a sua ativação no passado”, complementa.
O tema teve destaque especialmente nos jornais europeus, e quase sempre cob uma perspectiva positiva.
Em contraste, os veículos da imprensa estrangeira também publicaram várias notícias sobre os casos de violência recentes envolvendo a polícia brasileira, especialmente em São Paulo, o que reforça uma imagem já existente e negativa do país.
“Um policial do estado de São Paulo é visto conduzindo um homem desarmado até a beira de um viaduto em um bairro pobre da maior cidade da América Latina. Segundos depois, o policial empurra o homem, que cai para trás de uma altura de três metros em um riacho raso de água turva e cheia de esgoto”, relata o jornal britânico The Guardian.
“O vídeo chocante gerou indignação em todo o Brasil e se tornou o exemplo mais angustiante até agora de como a polícia estadual de São Paulo se tornou cada vez mais violenta desde o início do ano passado.”
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 59 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional