Bloqueio ao X e caso Silvio Almeida projetam a imagem do Brasil internacionalmente
Na segunda semana consecutiva, um terço do total de citações sobre o Brasil na imprensa estrangeira abordaram o bloqueio da rede social X, em que seis dos sete jornais publicaram mais de um texto. Outro assunto destacado – em cinco jornais – foi a acusação de assédio sexual do ministro de Direitos Humanos e sua demissão
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 2 a 8 de setembro de 2024
Visibilidade: 96 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
67% Neutras
18% Negativas
15% Positivas
O bloqueio da plataforma X (antigo Twitter) pelo sistema de telecomunicações do Brasil com a suspensão ao acesso à rede social potencializou a projeção do país com notícias factuais, de tom neutro, tornando o debate global sobre a relevância da veracidade de conteúdo na comunicação digital e a necessidade da regulamentação das redes sociais quanto à censura e à democracia.
Outra pauta editorial presente e de teor negativo — foi a denúncia de assédio sexual contra o ministro de Direitos Humanos, Silvio Almeida, que foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No entanto, acontecimentos sobre o dia da celebração da independência do país no sábado dia 7 ficou sem cobertura internacional no fim de semana, com apenas uma notícia sobre o desfile patriótico dos 202 anos na capital Brasília, pelo jornal argentino Clarín.
No total, 96 textos com menção ao Brasil foram registrados na primeira semana completa de setembro nos sete veículos analisados, volume acima da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro com 67%, de tom negativo foram 18% e 15% de teor positivo.
Entenda como funciona o iii-Brasil
Entre conflitos e ameaças frequentes entre Elon Musk e Alexandre de Moraes durante essa semana, variados textos foram publicados por seis jornais internacionais (dos sete analisados pelo iii-Brasil), os quais retratam questões detalhadas do andamento e fechamento do assunto noticiado.
No jornal português Público, foram sete notícias publicadas sobre o complicado “desempate” entre a justiça brasileira e o mega milionário e proprietário da Starlink e da rede social X. Aqui apresentam-se alguns dos textos sobre o conflituoso desdobramento do caso – a recusa da Starlink, a postura política de Lula, as tentativas de negociação da Starlink; e um texto de opinião intitulado X razões para desconfiar de Musk: “Banir o X no Brasil é um caso político, porque o X não é uma empresa qualquer, se o seu proprietário é Elon Musk”.
No El País, foram cinco notícias, entre elas, uma abordou o comportamento dos brasileiros em que dois milhões de novos usuários migraram para o Bluesky e que se adaptam à vida sem X em quatro dias. Outro texto tratou sobre os possíveis efeitos na Amazônia sem o sinal da Starlink. Uma outra notícia tratou sobre as relações entre o caso Telegram em Paris e o caso X no Brasil: afinal,”Elon Musk não bloqueou perfis que contribuam para a divulgação massiva de discursos nazistas, racistas, fascistas, de ódio e antidemocráticos”.
No Clarín, três textos abordam o tema, um sobre a suspensão, outro sobre o pronunciamento de Milei e outro sobre as divergências sobre o caso entre Lula e Bolsonaro. Igualmente, o The Guardian publicou três textos e Le Monde dois.
Com maioria na quantidade de textos, o The New York Times publicou 11 textos. No começo da semana, um notícia conta que brasileiros migraram para outras três plataformas – Bluesky, Instagram e Threads – assim que o X parou de funcionar. No meio da semana, outras nove notícias tratavam sobre a suspensão pelo Supremo Tribunal e as tentativas e ressalvas do dono da Starlink, sendo a última notícia da semana sobre que não se tratava de uma disputa jurídica normal.
Negativamente para a reputação do Brasil e evidenciando a imagem de país machista, o caso sobre assédios cometidos pelo Ministro foi destaque em cinco jornais (maioria com mais de uma notícia cada).
O Público noticia a acusação do ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, de assédio sexual de mulheres, outra sobre a decisão do presidente Lula ao demitir o ministro. Também noticiado pelo El País quando outras mulheres compartilham o caso na ONG Me Too, outra pelo Clarín sobre a ação tomada por Lula, outra pelo The Guardian sobre as alegações do ministro após a denúncia da ministra Anielle Franco. No Le Monde, um texto, além de mencionar a ONG Me Too Brasil ao relembrar a liberdade condicional de vítimas de violência sexual –- o texto afirma que nesses últimos anos, descreve assédios referentes aos toques, beijos forçados e mensagens obscenas por parte de Silvio de Almeida.
A cultura do samba-jazz aparece como notícia positiva sobre a imagem do Brasil ao celebrar a música brasileira – sobre a morte do compositor, arranjador e pianista Sergio Mendes lembrado pela maioria dos jornais, como no Le Monde, Público, The Guardian e The New York Times, ao reverenciar a bossa nova na audiência global, entre muitas, a famosa canção “Mas que nada”: Oariá raiô, Obá obá obá, Mas que nada, Sai da minha frente, Que eu quero passar, Pois o samba está animado, O que eu quero é sambar…”
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 29% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional