Brasil tem imagem 58% neutra em virada do ano ofuscado por ação dos EUA na Venezuela
Ação do governo de Donald Trump contra Nicolás Maduro na Venezuela concentrou parte da atenção da imprensa estrangeira no início de 2026, e noticiário sobre o Brasil no exterior acabou reduzido e ligado a um noticiário sem impacto sobre a imagem do país

iii-Brasil – de 28/12/2025 a 04/01/2026
Visibilidade: 42 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
58% Neutras
21% Negativas
21% Positivas
A ação militar dos Estados Unidos contra Nicolás Maduro na Venezuela foi a notícia mais importante na imprensa internacional na virada do ano, e acabou ofuscando temas relacionados ao Brasil na mídia estrangeira no período. O país começou 2026 com baixa visibilidade internacional e com uma cobertura factual sem um grande impacto sobre sua imagem.
No total, foram registrados na semana da virada de ano 42 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (58%), e uma proporção igual de 21% de menções positivas e de repercussão negativa.
Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)
Sem um tema especificamente relacionado ao Brasil a dominar as atenções na virada do ano, o país ganhou destaque justamente na cobertura sobre a Venezuela, em reportagens que tratavam da repercussão internacional da ação americana.
“Brasil, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Espanha expressaram sua profunda preocupação e rejeição à operação dos EUA, que classificaram como “ações militares realizadas unilateralmente em território venezuelano”, sem qualquer menção aos Estados Unidos ou ao governo Trump”, diz reportagem do espanhol El País.

Declarações de Lula sobre a ação americana foram tema de reportagem no argentino Clarín. “O presidente brasileiro Luís Inácio Lula da Silva condenou nesta manhã a intervenção militar dos EUA na Venezuela, que terminou com a prisão do ditador Nicolás Maduro, que será julgado em um tribunal de Nova York”, diz..
O americano The New York Times publicou uma reportagem sobre como a América Latina tem reagido aos planos de Trump de “dominar” a região.
“Aquele momento abalou a América Latina talvez mais do que qualquer outro evento deste século — mas seu significado depende de quem você pergunta. (…)‘Pensando em termos regionais, isso é assustador de uma forma que eu não via há muito tempo’, disse Celso Amorim, principal assessor de política externa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e um dos funcionários governamentais mais experientes da América Latina”, diz o texto.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) coletou e analisou em média 59 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 22% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional