14 outubro 2025

‘Caipirinha mortal’ e ‘onda de intoxicações’ – Contaminação de bebidas com metanol tem destaque internacional

Série de casos de mortes após consumo de bebidas alcoólicas contaminadas com metanol foi tema de reportagens na imprensa estrangeira, criando uma imagem negativa de insegurança no consumo de produtos no país

iii-Brasil – de 6 a 12/09/2025

Visibilidade: 44 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

53% Neutras

27% Negativas

30% Positivas

O registro de uma série de mortes por consumo de bebidas alcoólicas contaminadas por metanol em São Paulo se tornou o principal destaque relacionado ao Brasil na imprensa estrangeira ao longo da semana. Alguns dos principais veículos da mídia internacional publicaram reportagens tratando do caso e expondo uma imagem negativa do país. O caso também colocou em evidência problemas da indústria nacional com a falsificação.

No total, foram registrados na primeira semana completa de outubro 44 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (53%), 30% de menções positivas e 27% de repercussão negativa. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

“‘Caipirinha Mortal’: Medo no Brasil com intoxicações em massa por bebidas adulteradas”, diz uma reportagem publicada pelo jornal argentino Clarín

“Há duas mortes, várias mortes em investigação e mais de 200 pessoas afetadas pela ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, um produto químico industrial altamente tóxico”, explica.

Segundo o espanhol El País, “notícias alarmantes sobre envenenamentos e seus efeitos brutais colocaram em evidência a falsificação de bebidas alcoólicas, um negócio ilegal que aparentemente explodiu nos últimos anos. Destilarias ilegais usam metanol, um álcool industrial impróprio para consumo humano, para substituir o etanol, o principal componente das bebidas alcoólicas. A ingestão de metanol afeta o sistema nervoso central, começando pelo nervo óptico, que é altamente vulnerável”.

O francês Le Monde destaca que o consumo de álcool no país está sob suspeita e foi desaconselhado.

“Brasileiros desaconselham consumo de bebidas alcoólicas fortes após onda de intoxicações fatais. Uma onda de intoxicações por metanol, um produto usado para produzir álcool ilegalmente, já causou cinco mortes e dezenas de hospitalizações. A culpa é do enorme mercado brasileiro de bebidas adulteradas”, diz.

O caso ganhou até contornos políticos, conforme reportagem do britânico The Guardian: “O governador abstêmio de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi forçado a se desculpar após responder a uma crise mortal de envenenamento por metanol brincando que ele só começaria a se preocupar quando os contrabandistas começassem a fabricar Coca-Cola falsa.”

Retrospectiva

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter