11 novembro 2025

COP30 amplia a visibilidade do Brasil no mundo e projeta imagem positiva, mas com ambiguidade

Início da conferência do clima em Belém impulsionou o número de menções ao país na imprensa estrangeira, mas a reputação ficou marcada por altos e baixos, com elogios pela organização do evento e pelo discurso contra o aquecimento global, mas também com críticas por ações que dificultam a proteção ambiental

iii-Brasil – de 3 a 9/11/2025

Visibilidade: 104 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

40% Neutras

15% Negativas

45% Positivas

Ao abrir a Conferência do Clima da ONU, COP30, o Brasil conseguiu pelo menos um dos seus objetivos em termos de visibilidade e projeção internacional. O evento aumentou o número de citações ao país na imprensa do exterior significativamente, e incluiu uma maioria de notícias positivas enquanto se descreviam esforços contra o aquecimento global. Se não foram todos os objetivos, é porque muito da cobertura estrangeira enfocou dilemas do país na luta contra o aquecimento global e problemas internos que fazem com que o país tenha dificuldade em se consolidar como uma liderança ambiental inquestionável.

No total, foram registrados na primeira semana de novembro 104 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume muito maior do que a média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom positivo (45%), 40% de menções neutras e apenas 6% de repercussão negativa. 

Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)

A ideia da ambivalência do Brasil entre a tentativa de liderar a luta contra o aquecimento global e os esforços para explorar petróleo na região da Amazônia foi um dos enfoques mais repetidos pela imprensa estrangeira ao longo da semana.

“Salvar a Amazônia ou explorar petróleo? O Brasil afirma que pode fazer as duas coisas”, diz o título de uma reportagem do New York Times sobre essa ambivalência.

“O Brasil, que sedia a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas neste mês, quer mostrar ao mundo que é líder na proteção do planeta. Seu histórico, porém, conta uma história mais complexa”, aponta.

“O equilíbrio delicado de Lula: Cúpula da COP30 sobre a Amazônia concilia prioridades climáticas e sociais”, diz o britânico The Guardian. “O presidente do Brasil recebe líderes mundiais enquanto navega por um governo dividido, prometendo ações contra o desmatamento e as emissões”, explica.

Apesar das críticas a esses dilemas do Brasil, o tom muitas vezes foi positivo por o Brasil sediar o evento e levar adiante pelo menos um discurso de luta contra as mudanças climáticas.

Outros veículos destacaram também avanços na postura brasileira, como uma reportagem do francês Le Monde: “No Brasil, a maior queda nas emissões de gases de efeito estufa em quinze anos, graças, em particular, à luta contra o desmatamento”, apontou.

Retrospectiva

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

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