De deportados a Neymar, mídia estrangeira destaca retorno de brasileiros ao país
Reportagens sobre a nova política migratória dos EUA, com destaque ao envio de brasileiros detidos no país por situação irregular ganharam espaço em veículos como o NYT. Imprensa internacional também noticiou volta do jogador ao Santos
iii-Brasil – de 27/1 a 2/02/2025
Visibilidade: 51 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
55% Neutras
18% Negativas
27% Positivas
O retorno de brasileiros ao país foi um dos principais destaques da imprensa internacional sobre o Brasil ao longo da última semana. Enquanto jornais como o americano The New York Times deram atenção especial à deportação de cidadãos do país que viviam irregularmente nos EUA, outros veículos noticiaram o retorno do jogador de futebol Neymar para jogar pelo Santos.
No total, foram registrados na semana de transição entre janeiro e fevereiro 51 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (55%), 27% de menções positivas e apenas 18% e textos de tom negativo.
Entenda como funciona o iii-Brasil
A mudança da política migratória dos EUA sob o governo de Donald Trump foi um dos assuntos de maior destaque no NYT durante a semana. Isso incluiu a publicação de cinco reportagens que tratavam do caso de brasileiros deportados do país, com atenção especial à situação degradante do voo de repatriação.
“A disputa diplomática sobre os voos de deportação para o Brasil e a Colômbia marcou um primeiro fim de semana turbulento para a política de linha dura do presidente Trump de deportar milhões de imigrantes indocumentados”, diz.
“As temperaturas estavam subindo dentro do avião. Oitenta e oito deportados brasileiros, a maioria deles algemados e acorrentados, estavam ficando inquietos na sexta-feira sob a vigilância de agentes de imigração dos EUA. O jato de passageiros, lidando com repetidos problemas técnicos, estava preso na pista de uma cidade escaldante na floresta amazônica. Então o ar condicionado quebrou — de novo”, relata o jornal.
O caso também foi destaque no português Público: “Diplomacia brasileira convoca representante dos EUA para discutir deportações. Objetivo da reunião é evitar que problemas ocorridos ‘se repetissem’. Brasileiros deportados denunciaram agressões, ameaças e tratamento degradante por parte dos agentes dos EUA.”
Além da deportação dos EUA, outro retorno de brasileiro a ter destaque na imprensa internacional foi o do jogador Neymar, que anunciou que vai jogar pelo Santos.
“Os torcedores do Santos receberam o filho pródigo com todas as honras, entusiasmo transbordante e enormes expectativas. Eles estão confiantes de que Neymar, 32, um talento das categorias de base e um ídolo mundial em declínio, fará o time voltar aos seus dias de glória”, conta o espanhol El País.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional