13 abril 2022

Diplomacia alimentar, alerta à OCDE contra o Brasil, volta de Lula e mais notas interesse de 13 de abril de 2022

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira

Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira

Diplomacia alimentar – A União Europeia pretende enfrentar o aumento dos preços do trigo e dos fertilizantes e a escassez esperada nos Bálcãs, norte da África e Oriente Médio com “diplomacia alimentar” para combater o alerta da Rússia sobre o impacto de sua invasão na Ucrânia, de acordo com diplomatas e funcionários do bloco. Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, defendeu que as sanções do Ocidente fomentaram uma crise global de alimentos e levaram a uma disparada dos preços da energia (O Globo).

Alerta à OCDE – Algumas das principais entidades da sociedade civil se uniram para pressionar a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) a exigir do Brasil que cumpra seus compromissos na área de meio ambiente, democracia, combate à corrupção e questões sociais. Numa carta enviada nesta semana, Anistia Internacional Brasil, WWF-Brasil, Human Rights Watch e Transparência Internacional – Brasil alertaram Mathias Cormann, secretário-geral da OCDE, sobre a situação brasileira e o processo de adesão do país ao grupo, dentro do contexto de desmonte de políticas públicas (UOL).

Lula de Volta – Luiz Inácio Lula da Silva deixou o cargo com um índice de aprovação altíssimo, tendo levantado milhões da pobreza – mas depois foi condenado por corrupção. Agora ele quer seu antigo emprego de volta (The Intelligence- The Economist).

Mais Anitta – Após o destaque dado pelo New York Times, a edição americana da Rolling Stone também publica reportagem sobre a carreira internacional da cantora Anitta. Como Anitta está fazendo o mundo inteiro se apaixonar por ela? A destemida e divertida superestrela do Brasil encontrou fama global apenas por ser ela mesma. Agora as pessoas querem que ela concorra à presidência – mas primeiro, ela tem um álbum e um marco no Coachella para superar (Rolling Stone).


Daniel Buarque é editor-executivo do portal Interesse Nacional. Pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (IRI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como "Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities" (Palgrave Macmillan), "Brazil, um país do presente" (Alameda Editorial), "O Brazil é um país sério?" (Pioneira) e "o Brasil voltou?" (Pioneira)

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter