08 julho 2025

Esvaziada e sem força, Cúpula do Brics projeta o Brasil na imprensa estrangeira

Encontro dos líderes dos países emergentes ganhou destaque nos principais jornais internacionais, mas o que mais chamou a atenção foi a ausência de Xi Jinping e Vladimir Putin e a falta de avanços formais na reunião

iii-Brasil – de 30/06 a 06/07/2025

Visibilidade: 51 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

59% Neutras

18% Negativas

23% Positivas

A Cúpula do Brics realizada no Rio de Janeiro foi a notícia relacionada ao Brasil de maior visibilidade no exterior durante a primeira semana de julho. A cobertura da imprensa internacional tratou o evento com enfoque majoritariamente neutro, e destacou especialmente o esvaziamento do encontro pelas ausências de Xi Jinping e Vladimir Putin. A exceção foi do jornal chinês China Daily, que ressaltou a presença do premiê do país, Li Qiang, e o fortalecimento de laços entre os membros do grupo.

No total, foram registrados na primeira semana de julho 51 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (59%), 23% de menções positivas e apenas 18% de repercussão negativa. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

“Se a ausência do chefe de Estado russo tende a reduzir a mediatização do encontro, a não participação de Xi Jinping poderá representar igualmente uma perda de importância da cimeira”, destacou um artigo do jornal português Público.

“O anfitrião, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentou o Brics como herdeiros do movimento não alinhado da época da Guerra Fria. A reunião deste grupo diverso, que representa metade da população mundial e 40% do PIB, foi prejudicada pela ausência do presidente chinês, Xi Jinping, que não comparecerá à reunião anual pela primeira vez”, disse o espanhol El País.

“Líderes da Rússia e da China desprezam a cúpula do Brics e sinalizam que valor do grupo pode estar diminuindo. A rápida expansão do Brics diluiu sua coerência como um organismo que oferece uma alternativa ideológica ao capitalismo ocidental”, relatou o britânico The Guardian.

A publicação chinesa fez um contraponto à imprensa ocidental. Segundo o China Daily, a visita do premiê do país fortalece laços do Brics. “O premiê Li Qiang participará da 17ª Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, Brasil, de sábado a terça-feira, enquanto a China busca trabalhar com todas as partes para aprimorar a governança global e promover o desenvolvimento de alta qualidade da cooperação entre os países do Brics”.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Tags:

BRICS 🞌

Cadastre-se para receber nossa Newsletter