Hora da verdade
Resumo do artigo “Hora da verdade”, publicado pelo embaixador Rubens Barbosa no Estado de S. Paulo, em que ele convoca a sociedade a sair da polarização e construir um Brasil mais estável, justo e capaz de enfrentar seus desafios internos e externos

Apesar de crescimento, inflação controlada e reservas confortáveis, o país vive um momento de extrema complexidade, com corrupção, violência e impunidade corroendo a confiança no Estado e nas instituições. Com Executivo, Legislativo e Judiciário sem liderança eficaz, o risco de colapso político e fiscal cresce, ameaçando paralisar decisões essenciais ao desenvolvimento e segurança nacional.
A saída passa por um amplo pacto moderado e cívico, um movimento que reúna governo, empresários, trabalhadores e sociedade civil em torno de reformas estruturais — política, administrativa e tributária — para reduzir privilégios e resgatar representatividade.
Vê-se que 65% dos eleitores de Lula e Bolsonaro em 2022 buscam alternativas fora dos extremos, o que talvez abra caminho para uma candidatura única de centro em 2026.
O custo de não mudar será maior que o de promover transformações necessárias, e que cabe ao cidadão participar ativamente defendendo uma agenda mínima que inclua voto distrital, reforma administrativa, combate à violência, defesa da soberania e sustentabilidade.
Diante de rápidas transformações globais, é urgente consolidar um Estado eficiente, menos intervencionista e comprometido com o interesse público — O Brasil não pode esperar.
Presidente e fundador do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE). É presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo), presidente do Centro de Defesa e Segurança Nacional (Cedesen) e fundador da Revista Interesse Nacional. Foi embaixador do Brasil em Londres (1994–99) e em Washington (1999–04). É autor de Dissenso de Washington (Agir), Panorama Visto de Londres (Aduaneiras), América Latina em Perspectiva (Aduaneiras) e O Brasil voltou? (Pioneira), entre outros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional