Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
31 outubro 2023

iii-Brasil: Casos de violência marcam negativamente a imagem do país na imprensa estrangeira

Ataque em escola de SP e caos gerado por milícias no Rio são alguns dos principais destaques sobre o Brasil na mídia internacional na semana, projetando problemas que afetam a reputação nacional

Ataque em escola de SP e caos gerado por milícias no Rio são alguns dos principais destaques sobre o Brasil na mídia internacional na semana, projetando problemas que afetam a reputação nacional

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 23 a 29/10 de 2023

Visibilidade: 34 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

38% Neutras

38% Negativas

24% Positivas

Dois casos de violência ocorridos no Brasil ganharam grande destaque na imprensa internacional na última semana e projetaram no resto do mundo uma imagem mais negativa do Brasil. Por um lado, o caos gerado por milicianos que queimaram mais de 30 ônibus no Rio de Janeiro evidenciou o problema generalizado da violência no Estado. Por outro, o ataque individual de um estudante contra colegas em sua escola em São Paulo deu visibilidade à crescente preocupação com a segurança nas instituições de ensino, 

No total, foram registrados na quarta semana de outubro 34 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro e negativo, atingindo 38% da cobertura sobre o país. cada, enquanto as menções positivas foram 24%. 

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

“Um dia de caos e violência voltou a acordar o Rio de Janeiro para o pesadelo das milícias”, diz o título de uma reportagem do jornal português Público. “Em poucas horas foram incendiados e destruídos 35 ônibus e um trem na cidade por ordem do líder de uma milícia. Este fenómeno é hoje uma das grandes ameaças à segurança no Brasil”, explica.

Segundo o jornal britânico The Guardian, esse tipo de ataque revela a força dos “paramilitares” e os problemas que isso gera até mesmo para a política no país. “O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, prometeu contra-atacar o crime organizado depois que gangsters milicianos lançaram um ataque sem precedentes ao sistema de transporte público do Rio, incendiando dezenas de veículos no que o político chamou de ‘atos terroristas’”, diz.

O espanhol El País destacou que os ataques tiveram ampla repercussão na capital fluminense, com efeitos sobre a vida de quase toda a cidade. “Os incidentes afetaram pelo menos sete bairros onde vivem mais de um milhão de cariocas. As autoridades também decidiram suspender as aulas nas escolas da zona oeste do Rio, região mais afetada pelo vandalismo”.

O destaque dado à violência no Brasil na imprensa internacional foi ampliado pelo ataque em uma escola de SP. “Um estudante adolescente mata um colega de classe ao abrir fogo em uma escola no Brasil”, diz reportagem do El País, destacando que este foi o oitavo ataque no tipo no Brasil neste ano.

“Uma estudante morreu e outros três rapazes ficaram feridos depois de um adolescente de 16 anos ter aberto fogo esta manhã numa escola da cidade brasileira de São Paulo, no sudeste do Brasil”, relata o argentino Clarín.

Juntos os dois casos fizeram com que a violência fosse o principal tema relacionado ao Brasil na mídia estrangeira na última semana completa de outubro, projetando uma imagem negativa que reforça um estereótipo já existente sobre a falta de segurança no país.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 64 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter