iii-Brasil: Escândalo de espionagem ilegal tem destaque internacional
Mídia estrangeira fez ampla cobertura das acusações sobre a Abin paralela e sobre o possível envolvimento da família de Jair Bolsonaro. Para jornais internacionais, investigações indicam um enfraquecimento político do ex-presidente
Mídia estrangeira fez ampla cobertura das acusações sobre a Abin paralela e sobre o possível envolvimento da família de Jair Bolsonaro. Para jornais internacionais, investigações indicam um enfraquecimento político do ex-presidente
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 29/1 a 4/2 de 2024
Visibilidade: 31 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
42% Neutras
45% Negativas
13% Positivas
A investigação sobre o escândalo de espionagem ilegal durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e o possível envolvimento de seus filhos na ação da chamada Abin paralela foi o principal tema de destaque sobre o Brasil na imprensa internacional na semana que encerrou janeiro e iniciou fevereiro.
No total, foram registrados na semana que finalizou janeiro e iniciou fevereiro 31 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom negativo, atingindo 45% da cobertura sobre o país. As menções neutras foram 42%, e as positivas apenas 13%.
“Polícia faz buscas em casa de filho de Bolsonaro por espionagem a adversários políticos”, destacou reportagem no jornal português Público. “Um dos alvos é Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro e filho do ex-presidente. Nesta nova acção, a PF aponta a pessoas que foram destinatárias das informações produzidas de forma ilegal pela agência de informações do governo federal”, diz a reportagem.
Texto publicado pelo argentino Clarín explica que “a ação é uma continuação da operação implantada para desmantelar um suposto complô em que membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Polícia Federal espionavam irregularmente adversários políticos de Bolsonaro para favorecer interesses familiares. Os investigadores procuram assim ‘avançar o núcleo político’ desta suposta organização ilícita”.
O espanhol El País diz que o caso representa parte de um processo de enfraquecimento do ex-presidente. “Semana após semana o cerco policial e judicial aumenta em torno do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro, que perdeu o poder e a imunidade há 13 meses”, diz.
Na mesma linha, o jornal britânico The Guardian aponta que a investigação é um problema para o futuro político de Bolsonaro: “Os acontecimentos dramáticos de segunda-feira colocam o futuro político de Bolsonaro em dúvidas ainda maiores. No ano passado, ele foi proibido de concorrer às eleições até 2030 por espalhar desinformação sobre o sistema eleitoral brasileiro. O populista de 68 anos também é alvo de uma série de investigações criminais sobre o seu comportamento enquanto presidente da maior democracia da América do Sul. Eles incluem a forma como lidou com a pandemia de Covid-19, que matou mais de 700 mil brasileiros, e o seu papel no suposto incitamento ao motim de 8 de janeiro de 2023 em Brasília, que o governo de Lula chamou de tentativa de golpe.”
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 60 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 50% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país (a soma ultrapassa 100% por uma questão de arredondamento de valores percentuais).
*Daniel Buarque é pesquisador no pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP (ISI/USP), doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor de livros como Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial) e O Brazil é um país sério? (Pioneira). É editor-executivo do portal Interesse Nacional.
Leia mais artigos de Daniel Buarque
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Who is Who pelo The Place Brand Observer. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional