Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
13 setembro 2022

iii-Brasil: Início de setembro registra menor proporção de notícias positivas sobre o país no exterior

Apenas uma em cada dez reportagens mencionando o Brasil na imprensa estrangeira no período tinha tom positivo, com potencial de melhorar a imagem internacional do país. A maioria dos artigos analisados nos veículos de imprensa estrangeira tinha tom neutro, mas 42% dos textos tinham tom negativo e podem piorar a reputação brasileira

Apenas uma em cada dez reportagens mencionando o Brasil na imprensa estrangeira no período tinha tom positivo, com potencial de melhorar a imagem internacional do país. A maioria dos artigos analisados nos veículos de imprensa estrangeira tinha tom neutro, mas 42% dos textos tinham tom negativo e podem piorar a reputação brasileira

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – 03 a 11 de setembro de 2022

Visibilidade: 79 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

57% Neutras

42% Negativas

1% Positivas

A primeira semana completa do mês de setembro registrou a menor proporção de artigos com tom positivo desde o início da coleta de dados sobre a imagem internacional do país na imprensa estrangeira, em abril. Apenas 1% dos textos com menção ao Brasil publicados na amostra avaliada no período tinha potencial de melhorar a reputação do país.

Na semana de 5 a 11 de setembro, o total de notícias da coleta de dados do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) foi de 79 artigos com menções sobre o Brasil nos sete veículos de imprensa estrangeiros analisados. O período registrou 57% de textos com tom neutro, ou seja, assuntos com natureza factual sobre o país, sem indicação de prejuízo a sua reputação no exterior. Ainda, 42% de textos de tom negativo (3% acima da semana anterior) e um um redução gritante de notícias positivas (1%, sendo 11% menos que a semana anterior).

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

Assuntos que reforçam negativamente a imagem do país abordaram as questões com foco nas eleições presidenciais, as celebrações do bicentenário da independência do Brasil e os incêndios da Amazônia.

Referente ao dia da independência comemorado no dia 7 de setembro, a visível campanha política do atual presidente prevaleceu nas pautas editoriais da semana no seus jornais: no Clarín, El País, Le Monde, New York Times, o Público e The Guardian.

No Guardian, destaca-se a turbulência do Brasil quanto aos comícios do Dia da Independência, liderada por Bolsonaro, em que a alegria da direita com direito à festa na praia do Rio de Janeiro contrasta com a raiva progressiva de que a celebração do bicentenário foi utilizada com propósito de campanha eleitoral. 

No Público, menciona-se que os festejos dos 200 anos do grito do Ipiranga foram ofuscados pela campanha eleitoral; outro texto no jornal português reporta sobre a coincidência do calendário com a data do bicentenário da independência do Brasil e a época pré-eleitoral provavelmente entre as eleições mais determinantes da história recente do Brasil.

Já para o NYT, entre os comentários mais marcantes da fala do candidato, foi chamar seus rivais políticos de malvados e um alerta às suas tentativas de violar as leis da Constituição. Em outro texto, o New York Times afirma que: “Desde o início de seu mandato, Bolsonaro se comportou mais como um líder revolucionário do que como um presidente”.

O China Daily trouxe três reportagens sobre o IV Fórum do BRICS sobre Parceria na Nova Revolução Industrial realizado em Xiamen, província de Fujiana ao reforcar a relevância geopolítica dos países dos BRICS para o mundo – em que Li Zhanshu, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, a principal legislatura do país, afirma: “os países do BRICS precisam trabalhar juntos para promover o desenvolvimento e a prosperidade”.

Um exemplo reincidente sobre assédio no país é tratado no El País no texto sobre o beijo de torcedor  na jornalista na transmissão ao vivo do jogo entre o Flamengo e o argentino Vélez Sarsfield, na semifinal da Copa Libertadores no Estádio de Maracanã, caso que foi também registrado nos canais abertos de TV do Brasil.

Retrospectiva 

Desde o início de abril, o iii-Brasil, ao estudar a imagem internacional do Brasil, coletou e analisou em média 56 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento das últimas 22 semanas, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 39% de menções com tom negativo e 12% de textos positivos sobre o país. 

——————

*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como professora universitária, pesquisadora e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter