‘O cara’ voltou? A simbiose entre a imagem de Lula e o prestígio global do país

Daniel Buarque 04 abril 2024

Enquanto promovia no mundo a ideia de que o Brasil voltava a marcar presença na política internacional, Lula também projetou sua própria reputação no mundo. Artigo resume capítulo do livro ‘O Brasil voltou?’

iii-Brasil: Morte de Astrud Gilberto projeta imagem cultural do país no exterior 

iii-Brasil 13 junho 2023

Jornais estrangeiros publicaram reportagens e homenagens à cantora brasileira, que foi a notícia de maior destaque do Brasil no exterior durante a semana. Além do foco cultural, semana continuou registrando reportagens especiais e editoriais sobre a violência e a destruição na Amazônia por conta do aniversário de morte de Dom Phillips e Bruno Pereira

iii-Brasil: Percepção de retrocesso ambiental ameaça imagem internacional do Brasil

iii-Brasil 30 maio 2023

Mudanças na estrutura do governo foram descritas na mídia estrangeira como problemáticas para um governo que desde o começo tentou se projetar pelo fomento a políticas de proteção da Amazônia

iii-Brasil: Visita de Lula à China impulsiona de forma positiva a imagem do Brasil no exterior

iii-Brasil 18 abril 2023

Encontro dos líderes brasileiro e chinês ampliou a visibilidade brasileira em 30% na segunda semana de abril em relação à média. A maior cobertura sobre a viagem foi feita pelo China Daily, que publicou um ‘recorde’ de 33 matérias com menções de destaque sobre o Brasil, sendo dois terços delas com tom favorável ao país

iii-Brasil: Mesmo cancelada, viagem de Lula à China projeta imagem do Brasil no exterior

iii-Brasil 28 março 2023

Planos de aproximação diplomática e econômica entre os dois países tiveram repercussão na mídia estrangeira, projetando a ideia da ‘volta’ do Brasil à arena internacional após anos de retração sob o governo anterior

Daniel Buarque: A importância dos correspondentes estrangeiros na construção da imagem internacional do Brasil

Daniel Buarque 16 março 2023

Estratégias de promoção do soft power brasileiro frequentemente apostam em notícias publicadas na imprensa do exterior para favorecer as percepções sobre o Brasil. Segundo estudo do pesquisador chileno César Jiménez‑Martínez, jornalistas têm uma dinâmica envolvendo a marca nacional, passando por desafio, alinhamento e filtragem de mensagens

Daniel Buarque: O carnaval ofuscado e a oportunidade para mudar a imagem internacional do Brasil

Daniel Buarque 23 fevereiro 2023

Um dos principais estereótipos relacionados ao país, a festa de fevereiro teve pouco destaque na imprensa estrangeira neste ano. Noticiário evidencia que há espaço para o Brasil aparecer para o mundo além dos clichês de sempre, e pode se projetar como país sério, responsável e engajado com a comunidade internacional –especialmente com o foco na questão ambiental

iii-Brasil: ‘Bomba ambiental’ afeta negativamente a imagem internacional do país

iii-Brasil 07 fevereiro 2023

Notícia sobre afundamento de porta-aviões com material tóxico chamou grande atenção na mídia estrangeira ao longo da semana, com fortes críticas de ambientalistas preocupados com o impactos da medida. Divulgação tem efeito negativo na reputação do país

iii-Brasil: Posse de Lula e ataques golpistas duplicam total de menções ao país na imprensa estrangeira em janeiro

iii-Brasil 31 janeiro 2023

Cenas da situação de emergência de indígenas no norte do país marcaram negativamente a cobertura internacional na última semana do mês, que teve recorde do número de menções ao país na mídia do exterior, com o dobro de textos da média mensal registrada até então

iii-Brasil: Ataques a Brasília levam a recorde de visibilidade e de cobertura negativa sobre o Brasil na mídia estrangeira 

iii-Brasil 17 janeiro 2023

Volume de menções ao país na imprensa internacional foi quase quatro vezes maior do que a média registrada nos últimos meses, e três de cada quatro matérias sobre o país após a mobilização golpista tinha tom negativo, com potencial de piorar a imagem do país no exterior

Cadastre-se para receber nossa Newsletter