iii-Brasil: O carnaval, a ‘volta’ do país ao mundo e a refundação da sua ‘marca’
Em semana de baixa visibilidade internacional, imprensa estrangeira destaca o carnaval e publica reportagem e artigos sobre como o governo Lula está atuando para valorizar a imagem do Brasil e recolocar o país na política global
Em semana de baixa visibilidade internacional, imprensa estrangeira destaca o carnaval e publica reportagem e artigos sobre como o governo Lula está atuando para valorizar a imagem do Brasil e recolocar o país na política global
Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*
iii-Brasil – de 13 a 19/2 de 2023
Visibilidade: 37 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
52% Neutras
24% Negativas
24% Positivas
A semana que se encerrou no domingo de carnaval registrou uma das menores visibilidades do Brasil na imprensa internacional e foi marcada pelo início da cobertura da festa e por discussões a respeito da “marca” do país e pelo lugar ocupado por ele no mundo.
No total, foram registrados na última semana de janeiro 37 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, trata-se de um dos volumes mais baixos coletados desde o início do levantamento do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil), em abril de 2022. A maior proporção dos textos teve tom neutro (52%), o volume de menções positivas foi de 24% da cobertura, mesmo percentual dos textos com tom negativo.
O carnaval ganhou destaque na cobertura de veículos como o espanhol El País, que publicou uma série de reportagens sobre o funcionamento da escola de samba e descrições sobre os desfiles na avenida. O português Público também registrou o início das festas pelo Brasil.
Até o fim da coleta desta semana, entretanto, não havia ainda registro de notícias sobre carnaval em importantes jornais estrangeiros como o New York Times, o Guardian e o Monde. Isso provavelmente se justifica pelo principal enfoque da imprensa estrangeira ser o carnaval do Rio de Janeiro, cujos desfiles ocorrem apenas a partir do mesmo domingo que concluiu a semana analisada aqui.
Além do carnaval, a semana foi marcada por dois textos importantes sobre a imagem internacional do país no jornal argentino Clarín. Segundo uma das reportagens, o Brasil relançou sua marca-país com o objetivo de se reposicionar internacionalmente e de reafirmar seu compromisso com a sustentabilidade. “Durante o anúncio feito em Brasília, eles explicaram que a Marca Brasil inclui em seu design curvas e cores que refletem a diversidade cultural e natural do país”.
O mesmo jornal também publicou um artigo escrito pelo chanceler brasileiro sobre o que chama de “volta” do país ao cenário global. “As primeiras visitas presidenciais, a Buenos Aires, Montevidéu e Washington, abrem caminho para o tão esperado retorno do Brasil à região e ao mundo”, diz.
Segundo Vieira, esse intenso esforço inicial teve como objetivo reconstruir pontes danificadas pelo governo anterior, começando pela prioridade para os países vizinhos e para os demais países latino-americanos, depois para o continente africano e para protagonistas como Estados Unidos, China e Europa União. “Foi-se o tempo das provocações infantis aos nossos parceiros mais importantes, como aconteceu com a Argentina em mais de uma ocasião”, diz.
“A boa tradição da política externa brasileira está de volta, e a comunidade internacional já reconhece as mudanças de rumo determinadas, afinal, pelo povo brasileiro nas urnas.”
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 73 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento das últimas 45 semanas, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 35% de menções com tom negativo e 16% de textos positivos sobre o país.
*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).
Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária, e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image” (2017) e “Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America” (2013).
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional