21 novembro 2023

iii-Brasil: Onda de calor e mortes marcam a imagem do país na imprensa estrangeira

Notícias sobre emergência climática com temperaturas extremas no Brasil chamaram a atenção da mídia internacional, com destaque especial para mortes de uma criança esquecida em uma van e de uma jovem no show de Taylor Swift

Notícias sobre emergência climática com temperaturas extremas no Brasil chamaram a atenção da mídia internacional, com destaque especial para mortes de uma criança esquecida em uma van e de uma jovem no show de Taylor Swift

Por Daniel Buarque e Fabiana Mariutti*

iii-Brasil – de 13 a 19/11 de 2023

Visibilidade: 43 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

60% Neutras

26% Negativas

14% Positivas

A onda de calor que atingiu boa parte do Brasil na última semana se tornou o principal destaque sobre o país na cobertura da imprensa estrangeira. Com diferentes abordagens, todos os veículos da mídia monitorados trataram dos efeitos da emergência climática no país. Alguns dos principais destaques focaram mortes trágicas resultantes do calor excessivo, como a de uma criança esquecida em uma van escolar e de uma jovem no show de Taylor Swift.

No total, foram registrados na terceira semana de novembro 43 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). A maior proporção dos textos teve tom neutro, atingindo 60% da cobertura sobre o país. As menções positivas foram 14 % e as negativas foram 26%. 

https://interessenacional.com.br/edicoes-posts/entenda-como-funciona-o-indice-de-interesse-internacional-monitoramento-de-noticias-sobre-o-brasil-no-exterior/

“Ainda falta um mês para o início do verão no hemisfério sul, mas o Brasil já experimentou a oitava onda de calor do ano até agora, à medida que as temperaturas sobem para níveis perigosamente elevados”, diz reportagem do jornal britânico The Guardian. Por conta as altas temperaturas, a publicação se refere à capital fluminense com o trocadilho “Hell de Janeiro”.

A atual onda de calor se juntou à já grande cobertura de problemas climáticos por conta da seca na Amazônia. “O Brasil enfrenta crise climática extrema em duas frentes. As condições meteorológicas extremas no Brasil resultaram numa seca no coração da Floresta Amazónica que foi declarada estado de emergência, mesmo quando o sul do país enfrenta o impacto de fortes tempestades e inundações devastadoras”, diz reportagem publicada pelo China Daily

Em uma outra reportagem, a publicação abordou efeitos econômicos da onda de calor, por conta das limitações energéticas do Brasil. “O Brasil está vendo uma demanda disparada por eletricidade em meio a uma onda de calor extrema em todo o país”, explica.

O maior destaque dado ao calor, entretanto, foi relacionado a mortes trágicas registradas no país. “Uma criança de 2 anos morreu depois de ser esquecido na van escolar em meio a uma onda de calor sem precedentes em São Paulo”, registrou o argentino Clarín.

Também chamou a atenção a morte de uma jovem no show da cantora americana Taylor Swift, que faz turnê no país. “Uma fã morreu e muitos outros desmaiaram no show de Taylor Swift na sexta-feira no Rio de Janeiro, onde as temperaturas pareciam quase 60ºC, um recorde para a cidade, e os fãs disseram que tiveram dificuldade para conseguir água”, relata o New York Times. “Taylor Swift suspende seu segundo show no Brasil após a morte de um fã no primeiro devido ao calor extremo”, diz El País.

Relacionado com os impactos das mudanças climáticas, a exposição ‘Una hoja en lugar del ojo’ (Uma folha em vez do olho) retrata e expõe 20 obras para quebrar a hierarquia entre a humanidade e o meio ambiente no MACBA (Museo de Arte Contemporâneo de Buenos Aires); segundo o artista Daniel Steegman Mangrané, radicado no Rio de Janeiro — o Ocidente “confiou num sistema errado durante quase quatrocentos anos. Esse funcionamento através de oposições, como separar a natureza da cultura ou a mente do corpo, arrastou-nos para uma relação errada com o nosso ambiente. “Se chegamos a esta crise ecológica é porque aplicamos esta lógica extrativista e hierárquica. Diante disso, a arte tem um papel essencial num mundo interdependente e interrelacional”, publicado pelo El País.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 63 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 49% de reportagens de tom neutro, 30% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país. 


*Daniel Buarque é editor-executivo do Interesse Nacional, pesquisador do pós-doutorado do IRI-USP, doutor em relações internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. É jornalista, tem mestrado em Brazil in Global Perspective pelo KCL e é autor dos livros “Brazil, um país do presente” (Alameda) e “O Brazil É um País Sério?” (Pioneira).

Fabiana Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Autora dos livros: “Country Reputation: The Case of Brazil in the United Kingdom: Four Stakeholders’ Perspectives on Brazil’s Brand Image(2017) e Country Brand Identity: Communication of the Brazil Brand in the United States of America (2013).

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter