11 fevereiro 2025

Imagem de queda de avião em SP chama atenção internacional

Vídeo que mostra pequena aeronave caindo em avenida da capital paulista foi publicado nos principais veículos da imprensa estrangeira. Desabamento de teto de igreja na Bahia também teve destaque na mídia internacional

iii-Brasil – de 3 a 9/02/2025

Visibilidade: 40 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

40% Neutras

30% Negativas

30% Positivas

As imagens impressionantes de um vídeo que mostra uma pequena aeronave caindo em uma movimentada avenida de São Paulo foram destacadas em muitos veículos da imprensa estrangeira. O acidente acabou sendo o tema de maior visibilidade sobre o Brasil no resto do mundo durante a semana – o que costuma ser visto como caso isolado e não deve influenciar a qualidade da percepção global sobre o país.

No total, foram registrados na primeira semana completa de fevereiro 40 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume bem abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (40%), e uma proporção semelhante (de 30%) de menções positivas e negativas. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

Em uma semana com poucas notícias no Brasil de política e economia com repercussão internacional, o caso do acidente acabou sendo o principal tema de menção ao país na imprensa estrangeira. O caso isolado ganhou ainda mais atenção por conta da divulgação de um vídeo que mostra o momento exato em que a aeronave caiu na Zona Oeste de São Paulo.

“Pelo menos duas pessoas morreram e uma ficou ferida quando um avião caiu em São Paulo, informou a mídia local na sexta-feira”, relatou o chinês China Daily, que não costuma publicar notícias factuais sobre o país.

“Um pequeno avião caiu em uma estrada em São Paulo, Brasil, por volta das 7h20, horário local, na sexta-feira, matando as duas pessoas a bordo e ferindo várias pessoas no solo, de acordo com o corpo de bombeiros da cidade. (…) Vídeos nas redes sociais mostraram os restos do avião em chamas, bem como uma grande coluna preta de fumaça subindo no ar”, relatou o jornal americano The New York Times, que publicou ainda os vídeos do acidente em uma reportagem separada.

“Minutos após a decolagem, houve um problema e o piloto tentou fazer um pouso de emergência em uma avenida. Várias testemunhas relataram que muitos veículos tentaram sair do caminho quando o avião se aproximava, mas não conseguiu. O avião caiu no asfalto, arrancando árvores e placas de trânsito, e sua fuselagem atingiu a traseira de um ônibus”, relatou o espanhol El País.

Outra notícia do Brasil com repercussão (negativa) internacional durante a semana foi o desabamento do teto de uma igreja na Bahia. 

“A histórica igreja de São Francisco de Assis, um dos lugares mais emblemáticos e turísticos do Centro Histórico de Salvador, Brasil, desabou na quarta-feira, causando a morte de um turista de 26 anos. O trágico acidente na chamada “Igreja Dourada” — cujo interior é todo revestido desse metal — ocorreu nas primeiras horas da tarde de quarta-feira”, publicou o argentino Clarín.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 20% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter