09 dezembro 2025

Imagem do Brasil é 31% negativa em semana de baixa visibilidade internacional

Depois de um mês de novembro em que o Brasil atraiu as atenções internacionais com a realização da cúpula do clima da ONU e com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, dezembro começou com um menor destaque do país no resto do mundo

iii-Brasil – de 1º a 07/12/2025

Visibilidade: 39 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

49% Neutras

31% Negativas

20% Positivas

Depois de um mês de novembro em que o Brasil atraiu as atenções internacionais com a realização da cúpula do clima da ONU e com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, dezembro começou com um menor destaque do país no resto do mundo.

No total, foram registrados na primeira semana de dezembro apenas 39 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil).O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (49%), 31% de menções negativas e 20% de repercussão positiva. 

Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)

Com menos notícias sobre o país em destaque no exterior, também não houve um único assunto que centralizasse as atenções da imprensa estrangeira. Muitos jornais continuaram publicando notícias sobre temas ligados ao ambiente, ainda resultado da atenção dada à COP30.

Entre as notícias com mais destaque estava o anúncio da indicação de Flávio Bolsonaro para concorrer à Presidência no lugar do seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, que está preso. A cobertura teve tom majoritariamente neutro, sem um juízo de valor que afete a imagem do país.

“Flávio Bolsonaro afirma que seu pai já tomou a decisão. O senador de 44 anos declarou na sexta-feira que foi escolhido como candidato da família para as eleições presidenciais de 2026”, diz uma reportagem do espanhol El País

“O ex-presidente começou recentemente a cumprir pena de 27 anos de prisão por crimes contra a democracia. Após o anúncio, a bolsa de valores caiu 4%, pois diminui a possibilidade de um candidato menos ideologicamente alinhado desafiar o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, que busca a reeleição”, continua o jornal.

O argentino Clarín foi além, e já divulgou pesquisas sobre cenários para as eleições do próximo ano. 

“A confirmação de Flávio como candidato do pai à presidência, parece ser uma excelente notícia para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Isso melhoraria as chances de reeleição do presidente no ano que vem. Uma pesquisa do Datafolha indica que Lula derrotaria o filho do ex-presidente por 15 pontos percentuais em um possível segundo turno”, diz.

Além de temas de ambiente e política, a cultura brasileira também chamou a atenção da imprensa estrangeira, com destaque positivo. O cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho foi tema de um perfil publicado pelo francês Le Monde.

“Originário de sua cidade natal no Nordeste, região que ocupa lugar de destaque em sua filmografia, o cineasta de 57 anos se consolidou como a vanguarda do renascimento do cinema brasileiro. O diretor de filmes exigentes e populares triunfou no último Festival de Cannes com O Agente Secreto. Este thriller perturbador, ambientado em um regime militar que se tornou um fenômeno cultural em seu país, será lançado na França em 17 de dezembro.”

Retrospectiva

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 59 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 51% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 22% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter