10 fevereiro 2026

Imagem internacional do Brasil é 23% positiva e 16% negativa no início de fevereiro

Mês começou com poucas citações ao país na imprensa estrangeira e sem um tema predominante que se repetisse em diferentes veículos. Um dos destaques foi a publicação de uma matéria especial no Monde sobre as disputas entre EUA e China na região

iii-Brasil – de 02 a 08/02/2026

Visibilidade: 43 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

61% Neutras

16% Negativas

23% Positivas

O mês de fevereiro começou com baixa visibilidade internacional para o Brasil. O país foi citado poucas vezes na imprensa estrangeira no período e não houve um tema que se repetisse em mais de um veículo da mídia do exterior. Um dos destaques foi a publicação de uma matéria especial no Monde sobre as disputas entre EUA e China na região, com atenção especial ao país.

No total, foram registrados na primeira semana de fevereiro 43 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume abaixo da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (61%) e uma proporção maior de menções positivas (23%) do que de repercussão negativa (16%). 

Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)

“Durante duas décadas, a China vem aumentando sua influência na maioria dos países da região, com o Brasil à frente”, diz a reportagem do jornal francês. O artigo argumenta que a América Latina se tornou o novo palco da rivalidade entre a China e os Estados Unidos. “O governo Trump está tentando contrariar essa situação por meio de pressão diplomática e ameaças econômicas e militares”.

No britânico The Guardian, o destaque positivo foi uma longa entrevista com o cineasta Kleber Mendonça Filho e o ator Wagner Moura sobre a temporada de sucesso e prêmios internacionais do filme O Agente Secreto.

“De forma incomum para um drama político de época que não é em inglês, tem quase três horas de duração e salpica sua representação autêntica de uma ditadura militar com piadas visuais e tiroteios sangrentos, O Agente Secreto se tornou um verdadeiro ímã de prêmios.”

O argentino Clarín, por outro lado, tem uma abordagem mais negativa, especialmente numa reportagem sobre o escândalo do Banco Master. 

“Acusado de orquestrar o que talvez seja a maior fraude bancária do Brasil, o empresário Daniel Vorcaro gabou-se à polícia de ter ‘amigos’ no poder, um caso que está a perturbar cada vez mais as autoridades do país num ano crucial devido às eleições presidenciais de outubro.”

Retrospectiva

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 22% de textos positivos sobre o país. 

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter