09 setembro 2025

Início do julgamento de Bolsonaro aumenta menções ao Brasil no exterior – com viés ambivalente

Número de reportagens sobre o país na mídia estrangeira foi 23% mais alto do que a média enquanto a imprensa internacional apresentou as acusações contra o ex-presidente, o que reforça uma imagem ambivalente da política brasileira, com um lado negativo por conta da instabilidade das instituições, e outro positivo pela capacidade de reação contra a tentativa de golpe

iii-Brasil – de 1º a 7/09/2025

Visibilidade: 73 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

41% Neutras

43% Negativas

16% Positivas

O início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado aumentou a visibilidade internacional do Brasil durante a última semana. O número de reportagens sobre o país na imprensa estrangeira foi 23% mais alto do que a média, enquanto a imprensa internacional apresentou as acusações contra o ex-presidente. A cobertura reforçou uma imagem ambivalente da política brasileira, com um lado negativo por conta da instabilidade das instituições, e outro positivo pela capacidade de reação contra a tentativa de golpe

No total, foram registrados na primeira semana de setembro 73 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume acima da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (43%), proporção bem parecida de menções negativas (41%) e apenas 16% de repercussão positiva. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

O tom neutro encontrado na maioria das menções ao país no período se refere a muitas reportagens com tom factual, descritivo do processo contra o ex-presidente e com uma tentativa de explicar a situação política do país aos leitores estrangeiros. 

“O que saber sobre o julgamento do golpe de Jair Bolsonaro”, dizia uma chamada do jornal americano The New York Times. “O ex-presidente brasileiro é acusado de planejar um golpe após perder as eleições de 2022. Ele afirma ter buscado apenas meios legais para permanecer no poder.” 

O texto tenta adotar um tom neutro, mas é evidente que passa a imagem de que a política brasileira ainda é instável e pode ser alvo de tentativas de tomada de poder, por mais que seja possível julgar os responsáveis – o que reforça a noção de uma imagem ambivalente.

A cobertura do francês Le Monde adotou uma abordagem parecida: “Tentativa de Golpe no Brasil: Do que Jair Bolsonaro é Acusado? O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro está sendo julgado por uma tentativa de golpe, com audiência marcada para 8 de janeiro de 2023. Se condenado pelas acusações contra ele, poderá pegar até 43 anos de prisão.”

Além do julgamento propriamente dito no Supremo Tribunal Federal, a imprensa estrangeira também fez uma ampla cobertura dos protestos do Dia da Independência, com foco especialmente nos apoiadores do ex-presidente.

“O presidente de esquerda do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, prometeu que seu país não aceitará ordens de ninguém, enquanto seguidores de seu antecessor de extrema direita foram às ruas para pedir que Donald Trump apertasse o cerco contra o governo e o judiciário do Brasil na véspera do julgamento de Jair Bolsonaro por supostamente planejar um golpe”, diz uma reportagem no britânico The Guardian.

No jornal espanhol El País, um texto conta a participação da bolsonarista Débora Rodrigues dos Santos no dia 8 de janeiro, cabeleireira de profissão de 39 anos, que nunca tinha estado na Praça dos Três Poderes ou em Brasília, afinal: “O bolsonarismo a elevou à condição de grande mártir da causa e o ex-presidente fala de Débora como se a conhecesse desde sempre”. 

Ela está entre as 500 pessoas julgadas como autoras do ataque, metade foi condenada a mais de 10 anos de prisão. Outras 500 aceitaram um acordo judicial para evitar o processo em troca de fazer um curso de democracia, prestar serviço comunitário e se manterem afastadas das redes sociais.

Outro texto retrata a passeata liderada por Bolsonaro em favor da anistia aos condenados pela tentativa de golpe – “O ex-presidente brasileiro reúne dezenas de milhares de apoiadores em São Paulo dias após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir julgá-lo pelo atentado em Brasília”.

No jornal argentino Clarín, um texto também destaca a liderança da extrema direita nas manifestações de rua pelo Brasil. 

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país.

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter