24 setembro 2022

Invasão da Ucrânia pela Rússia ameaça a herança cultural compartilhada pelos dois países, incluindo a Catedral de Santa Sofia

Monumento à herança cultural eslava oriental de russos e ucranianos, a Catedral de Santa Sofia está ameaçada e pode se juntar aos mais de 160 marcos culturais danificados ou destruídos desde o início da guerra

Monumento à herança cultural eslava oriental de russos e ucranianos, a Catedral de Santa Sofia está ameaçada e pode se juntar aos mais de 160 marcos culturais danificados ou destruídos desde o início da guerra

A Catedral de Santa Sofia, em Kyiv, um dos sete patrimônios mundiais da Ucrânia reconhecidos pelas Nações Unida (Foto: CC)

Por J. Eugene Clay*

Mais de 160 marcos culturais ucranianos foram danificados ou destruídos desde que a Rússia invadiu o país em fevereiro de 2022, segundo a UNESCO.

O governo ucraniano afirma que o número de locais danificados é muito maior. A Rússia nega essas acusações.

Autoridades ucranianas acusam a Rússia de atacar deliberadamente esses centros culturais, metade dos quais são igrejas, mosteiros, casas de oração, sinagogas e mesquitas. Tal segmentação seria uma violação do direito internacional.

Como um estudioso que passou mais de 30 anos estudando a religião e as culturas russa e ucraniana, estou profundamente preocupado com a destruição cultural desta guerra, que já custou milhares de vidas e transformou mais de 12 milhões de ucranianos em refugiados.

Um importante monumento ameaçado é a Catedral de Santa Sofia, em Kyiv. Construída no século XI, a igreja é um dos sete patrimônios mundiais da Ucrânia reconhecidos pelas Nações Unidas. Representa a fé cristã ortodoxa comum que muitos russos e ucranianos compartilham.

Santa Sofia e o modelo bizantino

A Catedral de Santa Sofia foi construída sob o reinado do Grão-Príncipe Yaroslav, o Sábio, cujo pai, Volodymyr – também conhecido como Vladimir – adotou o cristianismo ortodoxo em 988.

De acordo com uma lenda na “Crônica Primária” do início do século XII, Volodymyr escolheu a Ortodoxia pela beleza de seus cultos. Os enviados que ele mandou a Constantinopla, capital do Império Bizantino, visitaram a famosa Igreja da Santa Sabedoria, a Hagia Sophia. Construída pelo imperador Justiniano no século VI, a Hagia Sophia é dedicada à Sabedoria Divina, que é personificada como uma mulher no “Livro dos Provérbios” bíblico. Convencido pelo relatório favorável de seus enviados, Volodymyr decidiu ser batizado e converter seus súditos.

Após a morte de Volodymyr, Yaroslav convidou arquitetos e artistas bizantinos para construir uma impressionante catedral para Kyiv, assim como a Hagia Sophia em Constantinopla. Yaroslav, que havia travado uma guerra civil para suceder seu pai, imitou deliberadamente a capital bizantina para reforçar sua legitimidade. Sua nova catedral, Santa Sofia, até recebeu o nome da igreja imperial de Constantinopla.

Simbolismo cristão na Catedral

Com 13 cúpulas e uma cúpula central que se eleva a 29 metros no ar, Santa Sofia é uma estrutura imponente que serviu como testemunho do poder e piedade de seu governante. Mosaicos elaborados decoram o santuário e a cúpula. Retratos de Yaroslav e sua família são exibidos com destaque na galeria principesca da catedral, onde o governante participou dos cultos.

Um mosaico da Virgem Maria, a Mãe de Deus, está na abside acima do altar. Erguendo as mãos em oração, Maria é enquadrada por uma inscrição grega do Salmo 46: “Deus está nela; Ela não deve ser movida.”

As imagens e a linguagem são emprestadas de Bizâncio. Assim como ela era vista como uma poderosa protetora divina de Constantinopla, agora Maria protege Kyiv. A alta cúpula central é adornada com um mosaico de uma imagem todo-poderosa de Cristo, conhecido como “Cristo Pantokrator”, que olha de seu trono para seus adoradores.

A historiadora de arte Elena Boeck chama Santa Sofia de “a Igreja Ortodoxa mais ambiciosa construída no século XI”.

Declínio e restauração

A Catedral de Santa Sofia foi consagrada em 1049 e concluída por volta de 1062. À medida que o poder e a importância de Kyiv diminuíram, a igreja sofreu ataques externos e negligência interna.

Em 1169, o príncipe do norte Andrei Bogolubskii de Vladimir demitiu Kyiv – um evento que o líder da Igreja Ortodoxa da Ucrânia, Metropolita Epifaniy, comparou à atual invasão russa. Os ataques mongóis em 1240, 1416 e 1482 danificaram ainda mais a catedral.

O trabalho de restauração no século XVII em estilo barroco mudou radicalmente a aparência externa da catedral. As paredes externas foram rebocadas e caiadas de branco. A igreja foi bombardeada durante a guerra civil russa em 1918. Sob o domínio soviético, os comunistas saquearam seu tesouro e secularizaram o prédio, que se tornou um museu. Na década de 1940, a igreja sofreu novamente sob a ocupação alemã.

A Catedral de Santa Sofia é um monumento à herança cultural eslava oriental que russos e ucranianos compartilham. Seus extraordinários mosaicos e afrescos bizantinos sobreviveram quase um milênio.

Hoje, como durante a Segunda Guerra Mundial, a Ucrânia foi invadida por um exército estrangeiro que ameaça esse patrimônio. Embora a Rússia tenha assegurado às Nações Unidas que suas forças armadas estão tomando “precauções necessárias” para evitar danos a sítios do Patrimônio Mundial, como Santa Sofia, a guerra é destrutiva e imprevisível. Se a Catedral de Santa Sofia permanecerá intacta durante esta última invasão continua sendo uma questão em aberto.


*J. Eugene Clay é professor de estudos da religião na Arizona State University


Este texto é uma republicação do site The Conversation sob uma licença Creative Commons. Leia o artigo original, em inglês.


Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)

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