Julgamento de assassinos de Marielle reforça imagem de violência do Brasil
Por mais que condenação dos acusados possa ser visto como uma notícia favorável ao país, a imagem que se projeta é mais marcante pelo lado da violência política, que tem grande destaque no resto do mundo desde a morte da vereadora
iii-Brasil – de 28/10 a 3/11 de 2024
Visibilidade: 59 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
68% Neutras
25% Negativas
7% Positivas
O julgamento que terminou com a condenação dos acusados de matar a vereadora Marielle Franco foi uma das principais notícias relacionadas ao Brasil na imprensa internacional ao longo da semana. A decisão poderia ser interpretada como uma notícia positiva, favorável à imagem internacional do país, mas acabou sendo ofuscada por um reforço da já predominante imagem de insegurança e de violência política no país.
No total, foram registrados na semana de transição entre outubro e novembro 59 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume um pouco acima da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (68%), 25% de textos negativos e apenas 7% de menções positivas.
Entenda como funciona o iii-Brasil
“Os policiais que assassinaram a vereadora Marielle Franco no Brasil são condenados a 78 e 59 anos de prisão”, diz uma reportagem publicada pelo jornal espanhol El País. “A investigação do crime da política de esquerda e de seu motorista sofreu uma reviravolta com o impulso político que o presidente Lula deu à investigação após anos de pistas falsas e pouco progresso.”
A ideia da violência ficou clara na cobertura francesa, com reportagem do Monde explicando que “o crime, ocorrido em 2018, teve grande impacto no Brasil e além, e lançou uma luz dura sobre o poder do crime organizado no Rio”.
Segundo o britânico The Guardian, “o crime foi um dos assassinatos mais chocantes e de alto perfil da história do Rio: Franco, uma mulher negra e gay, era uma estrela política em ascensão e uma crítica aberta da violência policial e da corrupção. Mas o caminho para o julgamento foi longo e tortuoso.”
O português Público destacou que “o julgamento aconteceu seis anos depois do crime ocorrido a 18 de Março de 2018 e está, segundo Lessa, ligado a um esquema de exploração e especulação urbana orquestrada pelas milícias armadas do Rio de Janeiro”.
Apesar de único, o texto do Clarín aborda a infedelidade dos países latinos com o Brasil em primeiro lugar (67%), depois da Colômbia (59%), México (52%), Argentina (48%) e Chile (45%) – sendo que os principais fatores que influenciam a infidelidade na América Latina são as dificuldades econômicas, monotonia nos relacionamentos, busca por novas experiências e a própria percepção dos atos infieis. A infidelidade, segundo o psicólogo clínico Andrés Gutiérrez, não afeta apenas as relações pessoais, mas também pode afetar o desempenho profissional e o bem-estar geral das pessoas que a vivenciam. Isto realça a importância de abordar este fenômeno numa perspectiva de saúde mental, considerando as suas implicações na vida quotidiana. A pesquisa foi realizada pela DIVE Marketing para a plataforma de namoros Gleeden, que envolveu 8.780 usuários do aplicativo.
Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros.
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional