Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wordpress-seo domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/storage/c/6b/bd/interessenaciona1/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Interesse Nacional
05 novembro 2024

Julgamento de assassinos de Marielle reforça imagem de violência do Brasil

Por mais que condenação dos acusados possa ser visto como uma notícia favorável ao país, a imagem que se projeta é mais marcante pelo lado da violência política, que tem grande destaque no resto do mundo desde a morte da vereadora 

iii-Brasil – de 28/10 a 3/11 de 2024

Visibilidade: 59 reportagens em 7 veículos analisados

Classificação das notícias:

68% Neutras

25% Negativas

7% Positivas

O julgamento que terminou com a condenação dos acusados de matar a vereadora Marielle Franco foi uma das principais notícias relacionadas ao Brasil na imprensa internacional ao longo da semana. A decisão poderia ser interpretada como uma notícia positiva, favorável à imagem internacional do país, mas acabou sendo ofuscada por um reforço da já predominante imagem de insegurança e de violência política no país. 

No total, foram registrados na semana de transição entre outubro e novembro 59 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume um pouco acima da média semanal do iii-Brasil. O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (68%), 25% de textos negativos e apenas 7% de menções positivas. 

Entenda como funciona o iii-Brasil

“Os policiais que assassinaram a vereadora Marielle Franco no Brasil são condenados a 78 e 59 anos de prisão”, diz uma reportagem publicada pelo jornal espanhol El País. “A investigação do crime da política de esquerda e de seu motorista sofreu uma reviravolta com o impulso político que o presidente Lula deu à investigação após anos de pistas falsas e pouco progresso.”

A ideia da violência ficou clara na cobertura francesa, com reportagem do Monde explicando que “o crime, ocorrido em 2018, teve grande impacto no Brasil e além, e lançou uma luz dura sobre o poder do crime organizado no Rio”.

Segundo o britânico The Guardian, “o crime foi um dos assassinatos mais chocantes e de alto perfil da história do Rio: Franco, uma mulher negra e gay, era uma estrela política em ascensão e uma crítica aberta da violência policial e da corrupção. Mas o caminho para o julgamento foi longo e tortuoso.”

O português Público destacou que “o julgamento aconteceu seis anos depois do crime ocorrido a 18 de Março de 2018 e está, segundo Lessa, ligado a um esquema de exploração e especulação urbana orquestrada pelas milícias armadas do Rio de Janeiro”.

Apesar de único, o texto do Clarín aborda a infedelidade dos países latinos com o Brasil em primeiro lugar (67%), depois da Colômbia (59%), México (52%), Argentina (48%) e Chile (45%) – sendo que os principais fatores que influenciam a infidelidade na América Latina são as dificuldades econômicas, monotonia nos relacionamentos, busca por novas experiências e a própria percepção dos atos infieis. A infidelidade, segundo o psicólogo clínico Andrés Gutiérrez, não afeta apenas as relações pessoais, mas também pode afetar o desempenho profissional e o bem-estar geral das pessoas que a vivenciam. Isto realça a importância de abordar este fenômeno numa perspectiva de saúde mental, considerando as suas implicações na vida quotidiana. A pesquisa foi realizada pela DIVE Marketing para a plataforma de namoros Gleeden, que envolveu 8.780 usuários do aplicativo.

Retrospectiva 

Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados. 

Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 28% de menções com tom negativo e 19% de textos positivos sobre o país.

O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Mariutti. Professora universitária e consultora; obteve pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração e bacharel em Comunicação Social. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Autora do recente artigo: “When place brand and place logo matches: VRIO applied to Place Branding”, de dois livros e sete capítulos de livros. 

Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional

Cadastre-se para receber nossa Newsletter