‘Massacre’ – Operação policial no Rio projeta pior imagem do país desde a tentativa de golpe
Cobertura da imprensa internacional destacou a violência policial e o alto número de mortos, com uma abordagem crítica que tende afetar a reputação do país no mundo

iii-Brasil – de 27/10 a 2/11/2025
Visibilidade: 130 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
38% Neutras
56% Negativas
6% Positivas
A megaoperação realizada pela polícia do Rio de Janeiro nos complexos da Penha e do Alemão que deixou mais de cem mortos na semana passada afetou negativamente a imagem internacional do Brasil. A ação gerou um dos maiores números de citações ao país no exterior em muitos meses, com uma abordagem crítica na imprensa estrangeira, gerando o maior percentual de menções negativas desde a tentativa de golpe de Estado com os ataques aos Três Poderes em janeiro de 2023.
No total, foram registrados na semana de transição entre outubro e novembro 130 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume maior do que o dobro da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom negativo (56%), 38% de menções neutras e apenas 6% de repercussão positiva.
Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)
Por mais que no âmbito doméstico a ação tenha gerado debate e argumentos contrários e a favor, até mesmo com apoio da população que vive nas comunidades, no exterior a imagem que ficou foi de barbárie.
A cobertura da imprensa estrangeira expôs mais uma vez uma imagem já muito associada à violência no Rio e no Brasil. Por um lado, foi dada atenção aos grupos traficantes e milicianos que dominam as comunidades, por outro também reforçou uma reputação já consolidada também de brutalidade das forças de segurança.

“‘Isso foi um massacre, não uma operação’: a favela se recupera da pior operação policial do Rio. Moradores da Vila Cruzeiro recolhem corpos após mais de 130 mortos em ataque ao amanhecer”, diz uma reportagem publicada pelo jornal britânico The Guardian.
“As operações policiais mais letais contra o tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro nos últimos 10 anos”, diz o jornal argentino Clarín.
Muitos dos veículos estrangeiros, como o espanhol El País, destacaram a imagem de dezenas de mortos alinhados nas ruas da comunidade dias após a ação da polícia.
E a imprensa internacional também abordou o uso político da ação, especialmente pela direita.
“No Brasil, a direita quer capitalizar em cima da operação policial mais sangrenta da história do país.. A operação realizada na terça-feira no Rio de Janeiro contra o grupo criminoso Comando Vermelho deixou mais de 130 mortos. O governo Lula anunciou medidas para melhorar a coordenação entre as forças de segurança federais e estaduais”, diz o francês Le Monde.

Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 58 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 21% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional