Menções sobre o Brasil com tom neutro prevalecem na mídia global
Em duas semanas de notícias analisadas, devido ao feriado do Carnaval, textos sobre parcerias do Brasil com países do Sul Global e a medalha de ouro de Lucas nas Olimpíadas de Inverno foram destaque. Também textos abordando a alegria do carnaval e os enredos das escolas de samba no RJ e SP. Filmes são vangloriados e destinos são reconhecidos pelo mundo.
iii-Brasil – de 9 a 22 fevereiro de 2026
Visibilidade: 104 reportagens em 7 veículos analisados
Classificação das notícias:
46% Neutras
18% Negativas
36% Positivas
No total, foram registrados na segunda e terceira semana de fevereiro 104 textos com menção ao Brasil nos sete veículos analisados, volume acima da média semanal do Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil). O período registrou uma maioria de textos de tom neutro (46%) e uma proporção maior de menções positivas (36%) do que de repercussão negativa (18%).
Entenda como funciona o Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil)
Líderes mundiais e chefes de organizações internacionais estendem votos de felicidades para o Ano Novo Chinês do Cavalo, ocasião em que o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva manifestou a disposição de continuar expandindo a cooperação com a China e de trabalhar em conjunto para construir uma comunidade Brasil-China com um futuro compartilhado por um mundo mais justo e um planeta mais sustentável, ambos no China Daily. Um texto publicado no Clarín pontua a visita de Lula à Índia para firmar um acordo prioritário sobre terras raras para favorecer a soberania tecnológica e reduzir a dependência da China.
Uma notícia de tom positivo, do jornal português Público, indica que o Brasil concentra 64,8% das startups de saúde na América Latina, conhecidas como healthtechs. Trata-se de um estudo coordenado pela Associação Brasileira de Startups de Saúde e Healthtechs (ABSS). “A liderança brasileira decorre de uma combinação que junta a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) por inovação, investimentos por parte do setor privado, além de avanços regulatórios, que potencializam soluções baseadas em novidades, segundo o estudo da ABSS”.
Em uma notícia do Público, Lula pede a Trump que trate todos os países de forma igual ao pedir a Donald Trump que trate todos os países de forma igual, depois do líder norte-americano ter imposto tarifas adicionais de 15% sobre as importações. “O mundo não precisa de mais turbulência; precisa de paz”, frisou o líder brasileiro, que chegou à Índia para parcerias entre as duas nações.
Ainda, o jornal britânico The Guardian, como o espanhol El País, o português Público publicam textos sobre a medalha de outro nas Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina na Itália. Lucas Pinheiro Braathen, nascido norueguês e nacionalizado brasileiro, que aspira a ser algo mais que um esquiador, revelou seu segredo: “Esquiou com o coração”. Não é o primeiro ouro que conhece o esqui brasileiro, mas sim o primeiro nos jogos: em 2025, Pinheiro logrou o primeiro ouro para o Brasil em uma citação da Copa do Mundo ao levar o eslalon de Levi, na Finlândia.
Sobre turismo nacional, textos com tom positivo comentam sobre o pix como forma de pagamento pelo jornal Clarín e outro texto mostra uma foto de Ipanema, entre as 24 melhores praias do mundo de acordo com o Trip Advisor, reverenciada pelo jornal espanhol El País. O filme O agente Secreto foi lembrado em três notícias pelo El País.


Retrospectiva
Desde o início de abril de 2022, o iii-Brasil coletou e analisou em média 57 reportagens por semana com menções de destaque ao país nos sete veículos de imprensa analisados.
Ao longo do levantamento desde abril de 2022, o iii-Brasil registrou em média 52% de reportagens de tom neutro, 27% de menções com tom negativo e 22% de textos positivos sobre o país.
O Índice de Interesse Internacional (iii-Brasil) é uma análise da imagem do país realizada a partir de um levantamento sistemático de dados sobre notícias que mencionam o Brasil a cada semana em sete publicações internacionais, selecionadas como representativas da imprensa internacional por serem reconhecidas internacionalmente como “newspapers of record”. São elas: The Guardian (Reino Unido), The New York Times (Estados Unidos), El País (Espanha), Le Monde (França), Clarín (Argentina), Público (Portugal) e China Daily (China). O iii-Brasil é produzido semanalmente pela equipe do portal Interesse Nacional e pela pesquisadora Fabiana Gondim Mariutti atua como pesquisadora, professora universitária e consultora. Ph.D. na Inglaterra, pós-doutorado, doutorado e mestrado em Administração, bacharel em Comunicação Social no Brasil e senior high school year nos EUA. Estuda a imagem, reputação e marca Brasil desde 2010. Interesse nas áreas de Place Branding e Public Diplomacy. Nomeada Place Brand Expert pelo The Place Brand Observer, na Suíça. Colunista no Portal Interesse Nacional e do iii-Brasil. Autora de artigos científicos, dois livros e sete capítulos de livros. Em 2025, no Handbook on Public Diplomacy, publica o capítulo "The Brazilian way: Public diplomacy as a means for positive image and global prestige"
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional