Notas de interesse de 11 de maio de 2022 – Defesa da democracia, saída de investidores, investimento industrial e mais
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.
Uma seleção das principais notícias que interessam ao posicionamento internacional do Brasil na imprensa nacional e na mídia estrangeira.
Defesa democrática – No momento em que Jair Bolsonaro volta a lançar dúvidas sobre o processo eleitoral, a subsecretária de Estado dos Estados Unidos, Victoria Nuland, afirmou que, no Brasil, “o que precisa acontecer são eleições livres e justas, usando as estruturas institucionais que já serviram bem a vocês (brasileiros) no passado” (BBC News Brasil).
Desenvolvimento industrial – Brasil precisa de mais polos industriais, diz CEO do grupo Stellantis. A prosperidade do campo não é suficiente para a sobrevivência da indústria automotiva nacional. O italiano Filosa busca liderar um movimento de descentralização dos negócios, com a criação de novos polos industriais para além do Sudeste (Folha).
Saída de investidores – Após um abril em que os investidores estrangeiros retiraram R$ 7,7 bilhões da B3, o primeiro saldo negativo mensal do ano, a saída dos gringos parece se intensificar em maio. Somente na primeira semana deste mês (2 a 6 de maio; último dado disponibilizado pela B3), o saldo de investimento estrangeiro ficou negativo em R$ 8,8 bilhões (Estadão).
Prisão internacional – Brasileiros presos no exterior denunciam injustiças, tentam extradição e temem corredor da morte. Segundo especialistas, número de detidos cresce na Europa, e condição de imigrante e leis de outros países podem piorar pena de condenados (O Globo).
Editor-executivo do portal Interesse Nacional. Jornalista e doutor em Relações Internacionais pelo programa de PhD conjunto do King’s College London (KCL) e do IRI/USP. Mestre pelo KCL e autor dos livros Brazil’s international status and recognition as an emerging power: inconsistencies and complexities (Palgrave Macmillan), Brazil, um país do presente (Alameda Editorial), O Brazil é um país sério? (Pioneira) e O Brasil voltou? (Pioneira)
Artigos e comentários de autores convidados não refletem, necessariamente, a opinião da revista Interesse Nacional